Com questões extensas, a dica do professor de História do Cursinho da Poli, de São Paulo, Elias Feitosa de Amorim Junior, é saber interpretar o que é pedido. "Quando pegar a questão, o candidato precisa ler com calma, grifar o mais importante e compreender o que é pedido", afirma. Segundo ele, temas atuais devem dominar as questões de história,
por isso o professor sugere fazer uma busca na internet sobre alguns fatos atuais que devem ser destaque na prova.
"O Enem deve cobrar a relação de um fato atual com algum relacionado no passado, como a crise econômica de agora com a crise de 1929", explica. Outros temas que devem estar presentes são as revoltas no mundo árabe, a eleição da primeira mulher presidente do Brasil - Dilma Rousseff - e questões sociais, como a igualdade de direitos entre homossexuais e heterossexuais. "Outra coisa muito forte é o tema da identidade brasileira, que pode ser relacionado a uma questão sobre o período da escravidão no País".
Especialista em Enem, Mateus Prado diz que vale revisar também a revolução industrial e tecnológica, bem como os direitos conquistados a partir da constituição de 1988, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Idoso.
Links relacionados
Veja conteúdos atuais que devem cair no Enem
Faça o quiz sobre História
O professor Décio Cavalheiro, do cursinho da Poli, diz que questões de geografia do Brasil têm grande destaque no Enem. Por isso, ele afirma que é importante revisar os tipos de clima, as variações de temperatura e de chuva durante o ano, além de estar por dentro da discussão sobre o Código Florestal. "É uma questão polêmica, mas o candidato precisa saber o que está em jogo, a disputa entre os produtores rurais e os ambientalistas", afirma.
Outro tema atual que deve ter destaque é ligado à geografia econômica. "A passagem da população brasileira da pobreza para a classe média deve ter espaço na prova. O candidato precisa estar por dentro das classes sociais e no que influenciou essa mudança", afirma.
O professor do cursinho da Poli ainda lembra que é preciso conhecer os mapas. "Os conflitos no oriente médio, com a primavera Árabe, certamente vão aparecer na prova. A dica é saber identificar esses países no mapa", diz o professor.
Links relacionados
Veja mais dicas de aprovados para o Enem
Faça o quiz sobre Geografia Política
Faça o quiz sobre estações e fusos horários
De acordo com o especialista em Enem Mateus Prado, as questões que envolvem sociologia e filosofia são mais genéricas. "O Enem não pede, por exemplo, para explicar as teorias de Marx e Weber, mas cobra uma análise da cultura, da democracia e da cidadania", explica Prado.
Ele diz que os conteúdos das duas áreas permeiam várias provas e são questões, em geral, de interpretação de texto. É importante ficar ligado em conceitos como o desenvolvimento do Estado (com o Feudalismo e o Absolutismo Monárquico) e a evolução do Direito, como o Código de Hamurabi e o Direito Romano.