Para David Morrison, cientista da Nasa, o fim da vida no planeta pode levar bilhões de anos. O pesquisador diz que é a nossa estrela, o Sol, que vai tornar esta rocha inabitável. Contudo, Morrison afirma que a ideia do fim súbito do mundo é "absurda".

"A Terra existe há mais de quatro bilhões de anos e passarão muitos anos antes do Sol tornar nosso planeta inabitável", insistiu o cientista, que criticou as "ridículas" versões que preveem o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012, injustamente atribuído ao calendário maia. Até mesmo os asteroides, vistos tantas vezes como possíveis vilões dessa história, não são uma ameaça. "Estabelecemos que não há asteroides tão grandes perto de nosso planeta como o que terminou com os dinossauros", disse o cientista.

Para outros especialistas, pode não demorar tanto, mas vai demorar. A causa mais rápida poderia ser o próprio ser humano - com o aquecimento global. Sobreviver a uma pandemia mundial de um vírus mutante, do tipo gripe aviária H5N1, poderia ser mais complicado, mas "não provocaria o fim da humanidade", explica Jean-Claude Manuguerra, especialista em virologia do Instituto Pasteur de Paris.
Leia mais

A internet ensina a sobreviver a tudo, inclusive a zumbis

Guias de sobrevivência na web ensinam o essencial para sobreviver a uma situação apocalíptica - seja ela qual for. Entre as dicas: evite os grandes supermercados. "Você entende que, se você for ao Walmart para saquear, você vai dar de cara com cada idiota que achou que roubar o Walmart era uma boa ideia?", alerta um dos guias.
Leia mais

Gangnam Style previu o fim do mundo?

Falsa profecia na internet usa o sucesso do vídeo coreano para dizer que sua letra era um sinal do fim dos tempos. Até Nostradamus foi envolvido na história.
Leia mais

Diversão: Veja o fim do mundo no sofá da sala de estar

Relembre 10 filmes apocalípticos para ver neste dia 21 de dezembro.
Leia mais

Guru fala em Atlantis, tsunami e "energia de luz"

"Profetas" do fim do mundo não faltam por aí. Em Goiás, um deles fugiu para Pirenópolis para se salvar. O guru cita Atlantis e um tal de "energia de luz" para dizer que uma onda de 1,5 mil m vai varrer boa parte do globo. A região central do Brasil se salvaria. Os Himalaias, que são alguns quilômetros mais altos que Goiás, não se salvariam. Vai entender.
Leia mais

Prefeito critica falta de preparação do Brasil para o Apocalipse

O chefe da administração pública em São Francisco de Paula, a 110 km de Porto Alegre, cita um tal "cinturão de fótons", os ventos solares e terremotos para dizer que o dia 21 não vai ser fácil. "Outros países estão se preparando para o que está por vir", diz Décio Antônio Colla.
Leia mais

Na China, o fim do mundo é caso de polícia

Diversos membros de uma seita chinesa foram presos por pregar o apocalipse para o dia 21. "Até o momento, mais de 400 membros da seita 'Deus Todo-poderoso' foram detidos, vários de seus abrigos foram destruídos, mais de 5 mil bandeiras, CDs, DVDs e livros, assim como computadores, impressoras, megafones, telefones celulares e rádios foram apreendidos", anunciou o canal estatal CCTV na terça-feira.
Leia mais

Grupo na Serra Gaúcha busca contato com a natureza

O Movimento Mundial da Paz e Mudança para o Sincronário também se preparou para o dia 21. Mas ele não acredita em profecias apocalípticas, mas em uma mudança no "Calendário da Paz" e busca contato com a natureza para se adaptar à "nova era".
Leia mais

Para "profeta" de SC, "o céu está em silêncio"

Cláudio Heckert já previu a colisão de dois astros contra a Terra, uma terceira guerra mundial - que deve começar por Israel -, além da fuga do Papa do Vaticano e o encontro de diversos objetos sagrados como a Arca de Noé, o Santo Graal e a Arca da Aliança. Para seguidores, "Deus vai dar um jeito, dar um puxão de orelha porque as pessoas devem se converter".
Leia mais