Esse amplo e crescente corte de verbas suscita a questão: a Nasa vai acabar? Não há motivos para esse pensamento. "A Nasa continua sendo um importante centro de pesquisa na área espacial, com muitos projetos", afirma Hetem.
Além disso, é reconhecida a importância das descobertas da agência em tecnologias que usamos no dia a dia. "O controle do espaço além da atmosfera faz parte dos interesses expansionistas e territoriais americanos. Sob este ponto de vista, o investimento compensará os contribuintes americanos, pois se trata muito mais de uma questão de estratégia de estado do que de ciência", diz Almeida Prado, citando diversas melhorias que a pesquisa espacial trouxe. "Grandes benefícios vieram para a área médica, indústria automobilística etc. A vida das pessoas é bem mais confortável utilizando as tecnologias da pesquisa espacial", conclui Hetem.
A Nasa é um verdadeiro celeiro de patentes, e a transferência de tecnologia para o setor privado sempre foi uma característica sua. Alguns exemplos são a telecomunicação de longa distância, filtros de água, aparelhos sem fio, o termômetro de ouvido, roupas de bombeiros e outras peças térmicas, detector de fumaça, antenas via satélite, aperfeiçoamento de aparelhos médicos, joysticks, lentes resistentes, inovações em membros artificiais, além de uma série de tecnologias usadas em meios de transporte.
foto: Divulgação/Nasa