Empresa transforma papel reciclado em telha
- Jenifer Rosa
- Direto de São Paulo
A telha de fibra vegetal é uma grande aposta ecológica para o setor de construção. Ela é feita com papel reciclado. De cada nove telhas fabricadas, uma árvore deixa de ser cortada, estima a supervisora de Marketing e Aplicações da Onduline, Ana Carolina, empresa que comercializa o produto.
A fabricação da telha começa na compra de papel de cooperativas de catadores. O papel é dissolvido em água quente até a fibra de celulose ser extraída. "É importante ressaltar que a telha não é de papel", diz Ana Carolina.
A supervisora de Marketing afirma que a telha passa ainda por um processo de secagem e é imersa no asfalto. "O asfalto que dá resistência à telha", diz. Ana Carolina ainda afirma que quando a telha de fibra vegetal é comparada com as demais ela absorvem menos calor.
A telha de fibra vegetal tem vida útil de aproximadamente 25 anos. Ela cobre cerca de 1,5 metros e aguenta 100 quilos, assegura Ana. Cada peça custa em média R$ 30. A representante da empresa diz que o grande diferencial da telha está na questão ecológica. "Ela é feita com papel reciclado, isso lhe dá leveza e a torna fácil de manusear. Além disto, ela é termoacústico e impermeabilizada", diz.
Atualmente, mais de cinquenta países comercializam a telha de fibra vegetal, entre eles Rússia, Turquia, toda América Latina e EUA. A Rússia é sua maior consumidora.