Cinco motivos para você comer maçã todos os dias; confira
A maçã é frequentemente elogiada por sua qualidade nutricional. Uma pesquisa da Universidade de Harvard destacou que consumir uma maçã de porte médio diariamente pode ajudar a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol e minimizar a inflamação.
Conhecida por ser um alimento versátil e acessível, a maçã desempenha um papel importante na dieta de muitas pessoas ao redor do mundo. As informações são da revista Bons Fluidos.
Benefícios da maçã
- Boa para hidratação: primeiramente, de acordo com a nutricionista Lucila Rosso, a maçã tem um alto teor de água, mais especificamente, entre 80% e 85% de sua composição.
- Baixo índice calórico: Uma maçã de 100 gramas tem, em média, 52 calorias, como aponta a chefe de Nutrição e Diabetes do Hospital Ramos Mejía, Julio Bragagnolo. Além disso, gera bastante saciedade.
- Fortalece o sistema imunológico: Por ter muitas vitaminas e minerais, ela ajuda a retardar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico.
- Regula o nível de sódio: a presença do potássio é fundamental para quem tem hipertensão, pois regula o nível de sódio, de acordo com Rosso.
- Combate a prisão de ventre: a casca é repleta de pectina, que absorve água e toxinas, formando um gel, que o corpo eliminará. Assim, se recomenda a fruta para quem sofre prisão de ventre.
Quais são as propriedades nutricionais da maçã?
Composta por cerca de 80% a 85% de água, a maçã é uma excelente fonte de hidratação. Este alto teor de água contribui para a funcionalidade celular e ajudando na manutenção do equilíbrio de fluidos no organismo. Além disso, as maçãs possuem baixo índice calórico, com apenas 52 calorias por porção de 100 gramas, o que as torna uma excelente opção para quem busca perder peso ou manter o peso ideal.
Além da hidratação e do baixo índice calórico, as maçãs são ricas em diversos nutrientes essenciais. Contêm vitaminas como C e K, além de minerais importantes como potássio e fibras, especialmente na casca. A combinação desses elementos contribui para um sistema imunológico fortalecido e um processo digestivo eficaz.
Como a fruta ajuda na saúde digestiva?
A pectina, uma fibra solúvel encontrada principalmente na casca da maçã, desempenha papel crucial na digestão. Essa fibra ajuda a absorver água e toxinas, formando um gel que facilita o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre. Dessa forma, incluir maçãs na alimentação diária pode auxiliar no bom funcionamento do intestino.
O consumo regular de maçãs também está associado à redução do risco de doenças gastrointestinais. A fibra contribui para um ambiente saudável de bactérias no intestino, promovendo uma digestão eficiente e reduzindo os riscos de doenças como a diverticulite.
Um robô multi-armado com inteligência artificial que reconhece maçãs maduras e as colhe. 🍎 pic.twitter.com/4krEn0Rp6G
— Edinaldo Oliveira (@edinaldo_olive) October 28, 2024