2020 termina com chuva forte em muitos estados do Brasil.
Nova frente fria avança rápido do Sul para o Sudeste do país. Ar quente e úmido predomina e forma nuvens carregadas.
Nebulosidade sobre o Brasil
Uma nova frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil espalhando nuvens carregadas sobre os três estados e também sobre o Mato Grosso do Sul. Durante esta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, as áreas de instabilidade desta frente fria vão chegar a São Paulo. E no primeiro dia de 2021, essa frente fria estará aumentando as condições para chuva em várias áreas da Região Sudeste do Brasil.
O ar quente e úmido que predomina sobre o Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil facilita a formação de nuvens carregadas que provocam chuva forte e raios .
O ar seco ainda predomina sobre parte do Nordeste e na parte norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo mantendo essas áreas do país com pouca nebulosidade e baixa possibilidade de chuva.
Previsão do tempo para 31/12/2020 - quinta-feira
O ano de 2020 termina com risco de chuva forte na Região Sul do Brasil.
A passagem de uma frente fria espalha nuvens carregadas que vão provocar muitas pancadas de chuva ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, a chuva vai diminuindo e parando durante a tarde e a noite já será com tempo seco, inclusive em Porto Alegre.
Já para Santa Catarina e Paraná, a tendência é de que o tempo continue chuvoso durante a tarde e à noite com risco de chuva forte, inclusive nas capitais Curitiba e Florianópolis. A chance de chover nessas capitais na virada para 2021 é grande.
Chove desde cedo no sul de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande e nas demais áreas deste estado, e também no estado de São Paulo, a nova frente fria provoca aumento da nebulosidade ao longo do dia as pancadas de chuva acontecem à tarde e à noite. Os estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter temporais no último dia de 2020. A chance de chover na virada nas capitais São Paulo e Campo Grande é alta.
Em Mato Grosso, em quase todo o estado de Goiás, no Distrito Federal, no centro-oeste e sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro, o ano de 2020 termina com sol e calor, mas também tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva durante a noite da quinta-feira nestas regiões não deve ser generalizada, porém, não dá para descartar a chance de chuva na virada para 2021 nas capitais Cuiabá, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
2020 termina com sol forte calorão no Espírito Santo e também no norte e leste de Minas Gerais. A virada para 2021 na região de Vitória será com tempo firme e não há previsão de chuva.
Sol forte na Bahia, com chuva passageira no litoral. Tempo firme no sertão do Pernambuco e do Piauí. As outras áreas da Região Nordeste podem ter pancadas de chuva, mas o sol aparece ao longo do dia. A chuva é passageira entre o litoral de Sergipe e do Rio Grande do Norte. A chance de chover na virada para 2021 é baixa nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.
Atenção para pancadas de chuva com raios no Ceará, no centro-norte do Piauí e no Maranhão. Algumas pancadas podem ser fortes especialmente no litoral maranhense. A chance de chover na virada para 2021 é alta nas capitais São Luís, Teresina e Fortaleza.
2020 termina com sol forte no Tocantins e muito calor. Pancadas de chuva acontecem a partir da tarde no norte e no oeste do estado. A capital Palmas tem um dia com tempo firme e a virada para 2021 deve ser quente e sem chuva.
Nos estados do Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre, o último dia de 2020 é com tempo bastante instável. O céu fica cheio de nuvens o dia todo e ocorrem várias pancadas de chuva. Há risco de temporais principalmente à tarde e à noite.
É grande a chance de chover na virada para 2021 nas capitais Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá.
Alertas meteorológicos para hoje
O ano de 2020 termina com alerta para chuva forte em grande parte do país.
O alerta é para temporais no sudoeste do Amazonas, Acre, Amapá e sobre o nordeste do Pará, incluindo as capitais Belém, Macapá e em Rio Branco.
Alerta para temporais também em Santa Catarina, no Paraná , São Paulo e em quase todo o Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.
Também tem alerta para temporais no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na região serrana do Rio de Janeiro e no Sul Fluminense.
A região do Triângulo Mineiro, da Grande Belo Horizonte, do Grande Rio e do centro-norte do Estado do Rio de Janeiro podem ter chuva moderada a forte e raios.
Alerta para temporais também no centro-norte e oeste do Maranhão e no norte do Piauí, inclusive na região da capital São Luís.
Situação de atenção para risco de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento nas demais áreas do Amazonas e do Pará, em Roraima, em Rondônia, no centro-oeste e sul de Mato Grosso, no sul de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul. Também ficam em atenção para chuva forte, raios e vento forte a região do Triângulo Mineiro, da Grande Belo Horizonte, do Grande Rio e do centro-norte do Estado do Rio de Janeiro.