Baixa pressão no mar provoca temporais em SP e RJ
A semana começa com a formação de uma área de baixa pressão entre a costa paulista e fluminense, com possibilidade de evolução para um ciclone subtropical.
Foto: iStock
A semana começa com a formação de uma área de baixa pressão entre a costa paulista e fluminense, com possibilidade de evolução para um ciclone subtropical. O sistema vai ajudar a espalhar chuva forte e até temporais na Região Sudeste.
Temporais entre São Paulo e Rio de Janeiro
No processo de formação, muitas nuvens carregadas se desenvolvem ao longo dessa segunda-feira, dia 06 de dezembro, por esse motivo há condições para pancadas de chuva fortes, e até temporais no estado de São Paulo e Rio de Janeiro.
As pancadas mais intensas devem ocorrer no norte paulista, Vale Do Paraíba e em todo o estado do Rio de Janeiro. A chuva pode vir acompanhada por raios e ventos fortes, o que pode provocar queda de árvores e outros transtornos.
São esperados grandes volumes acumulados, que por um lado, contribuem para a elevação no nível dos reservatórios, mas também podem provocar alagamentos e formação de bolsões d'água, principalmente nos centros mais urbanizados.
Capital paulista e fluminense
As duas capitais também terão muita chuva no início desta semana. Nesta segunda-feira, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia, em forma de pancadas que intercalam com períodos de melhoria.
Mesmo com a chuva, as temperaturas se elevam, e o dia será marcado por sensação de abafamento nas duas regiões. Na terça-feira, dia 07, não há risco para temporais em São Paulo, mas tem condição para pancadas fortes, tempo fechado e queda na temperatura.
Na capital fluminense, as precipitações vão continuar ocorrendo de forma mais expressiva e a terça-feira será marcado por alguns temporais e tempo fechado. A temperatura cai um pouco, mas longe de fazer frio.