Belo Horizonte está tendo 19º janeiro mais chuvoso desde 1911
Áreas de instabilidade estão se dissipando sobre Minas Gerais. Chuva diminui cada vez mais até sexta e o sol predomina no fim de semana.
Belo Horizonte está tendo o janeiro mais chuvoso desde 2020, mas também o décimo nono janeiro com maior volume de precipitação desde 1911, pelas medições na estação meteorológica de Santo Agostinho, região central da capital mineira.
O total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas de 12 de janeiro de 2022 foi de 479,3 mm, pela medição do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - na estação de Santo Agostinho. O volume de chuva acumulado nestes 12 dias está 46% acima da média histórica para janeiro, que é de 329,1 mm, pelos cálculos do Inmet para o período de 1981 a 2010.
Entre os 20 janeiros mais chuvosos
Com esta totalização parcial, porque o mês ainda não acabou, janeiro de 2022 já é o décimo nono janeiro mais chuvoso na capital mineira desde 1911. Não há dados para janeiro de 1910, pois a estação de Santo Agostinho começou a operar em 2 de março de 1910.
Na escala anual, a média de chuva para janeiro é a segunda mais alta em Belo Horizonte, atrás apenas de dezembro, que tem 358,9 mm de média de precipitação.
Confira o ranking dos 20 janeiros mais chuvosos em BH, segundo o Inmet.
20 janeiros mais chuvosos em Belo Horizonte
Sol e calor
Com a volta do sol, a temperatura subiu rapidamente em Belo Horizonte e ontem já alcançou os 31°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A tendência é de mais sol e calor nos próximos dias, com temperatura de até 32°C.
A temperatura deve passar um pouco dos 30°C na tarde desta quinta-feira em Belo Horizonte e o sol aparece por várias horas, mesmo com a presença de nuvens e a previsão de pancadas de chuva para tarde e parte da noite.
Já para esta sexta-feira, 14, e para o fim de semana, a previsão é de muito tempo e tempo firme, sem chuva na região da Grande Belo Horizonte, e para a maioria das áreas de Minas Gerais.
Na sexta-feira estão previstas poucas pancadas de chuva à tarde ou à noite para o Sul de Minas, para a Zona da Mata Mineira e para o Triângulo Mineiro. No fim de semana, apenas o Sul e a Zona da Mata ainda devem ter algumas pancadas de chuva.