Chuva volumosa na Bahia
Choveu quase 84 mm em 24 horas em Caraíbas. Região de Porto Seguro ainda pode ter chuva forte nesta quinta
Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Bahia e grandes volumes de chuva voltaram a cair sobre áreas do litoral e do interior baiano nesta quarta-feira,23 de outubro. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 38,0 mm de chuva em apenas 1 hora em Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A região de Porto Seguro e de Abrolhos, no litoral sul baiano, também tiveram chuva moderada a forte.
A chuva começou a se intensificar no oeste e sul da Bahia na terça-feira, 22 de outubro.
Confira alguns volumes acumulados elevados registrados pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período de 24 horas, entre 17 horas do dia 22 e 17 horas de 23 de outubro de 2019, o
Caraíbas: 83,6 mm
Prado/Ribeira: 56,8 mm
Anagé: 54,4 mm
Juazeiro/Itaberaba: 49,0 mm
Irecê: 46,8 mm
Porto Seguro/Trancoso: 39,1 mm
Nuvens carregadas (manchas vermelhas e brancas) sobre a Bahia em 23/10/2019
Previsão para quinta-feira
Para esta quinta-feira, 24 de outubro, a previsão é de mais chuva para o centro, oeste e sul da Bahia. Pode chover forte na região de Porto Seguro e também Vitória da Conquista. A região de Bom Jesus da Lapa , de Barreiras e de Luis Eduardo Magalhães também podem ter novas pancadas de chuva moderadas a fortes.
A região de Salvador por ter chuva fraca e rápida, mas o sol aparece forte na maior parte do dia.
O tempo volta a secar na região de Juazeiro e não tem mais previsão de chuva para este região e para nordeste da Bahia nesta quinta-feira.
A partir da sexta-feira, 25, as condições para chuva na Bahia diminuem ainda mais porque uma massa de ar seco ganha força sobre o Nordeste.
Foto de Carlos Eduardo Moreira, Itabela (BA)