Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Climatempo

Começa o B R O BRÓ do Piauí

Saiba o que significa esta expressão e confira tendência do clima para os próximos meses no estado!

2 set 2020 - 14h08
(atualizado em 9/9/2020 às 16h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Você já ouviu falar em B R O BRÓ? A expressão começa a ser usada nesta época do ano no Nordeste do Brasil, em especial, no Piauí. Mas, afinal, o que significa isso?

Primeiro passo: Como se fala?

Antes de tudo é preciso aprender a pronúncia correta, como se fala lá no Piauí. A forma correta de dizer B r o bró é: bê, erre, ó (aberto) bró. Então: fale as letras "B","R" e "O" separadamente e depois tudo junto formando o BRO, sendo que os dois "O"s são abertos, como se tivessem um acento agudo.  

Aprendeu? Olha só:

Climatempo · B-R-O Bró

O que é o  B r o bró?

B r o bró começa em setembro e vai até dezembro. É assim que a população do Piauí chama a época mais quente do ano. O calor do B r o bró não é um calor de 32°C. É um calor em torno dos 40°C em quase todos os dias e na maioria das regiões do Piauí. 

A curiosa expressão vem da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro, dezembro.

Do começo do ano até o fim de julho, os dias mais quentes em Teresina, por exemplo, tiveram temperatura em torno dos 35°C. Mas o ar começou a esquentar em agosto e o termômetro passou dos 35°C na segunda quinzena do mês em vários dias, até chegar nos 38,2°C, em 31 de agosto, a maior temperatura de 2020 até agora, pela medição da estação meteorológica automática de Teresina, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

O mapa de climatologia de Teresina mostra que a maiores médias da temperatura máxima são nos meses de setembro a novembro. Veja:

Foto: Climatempo

Neste mesmo período, Teresina costuma registrar pouca chuva. Veja o mapa de climatologia:

Foto: Climatempo

 

Pouca chuva e muito calor

Os meses de setembro, outubro e novembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque ainda temos pouca chuva nestes meses. A falta de nebulosidade e de chuva permitem que o sol fique forte por muitas horas e que o ar esquente muito.

Além do calor intenso por muitas horas e dias consecutivos, a população do Piauí tem que aguentar a secura extrema do ar, com níveis de umidade entre 10% e 30%, muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Fonte: IStock
Foto: Climatempo

 

Tendência climática 

De acordo com análises do meteorologista Filipe Pungirum, o mês de setembro, que normalmente é o mais seco, deve se manter com pouca chuva. De forma geral, o estado tem média de 10 a 20mm para este período.  Em Teresina, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), a média é de 13,0 mm. Em outubro as condições de chuva aumentam um pouco, mas ainda não há previsão para grandes acumulados. A média na capital é de 19,5 mm. Os dois meses devem fechar com valores abaixo da média. 

Os meses de novembro e dezembro também são marcados por pouca chuva, comparando com o começo do ano. No entanto, a expectativa é de mais chuva em relação aos meses anteriores. Os dois meses devem fechar com valores de chuva acima da média. Em Teresina a média é de 45,9mm em novembro e 100,1 mm em dezembro.

O período úmido no Piauí que vai de dezembro até maio, deve ser marcado por chuva abaixo da média, segundo Pungirum.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade