Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Curitiba em alerta para chuva ácida

Você já ouviu falar neste fenômeno?

27 set 2017 - 13h12
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná publicou um alerta ontem (26) sobre a possibilidade de chuva ácida para os próximos dias em Curitiba e outras cidades do Paraná. A Defesa Civil orienta que nesta semana seja evitado o contato com a chuva.

"É mais como precaução, pelo período longo de estiagem. As primeiras chuvas podem vir mais carregadas de poluentes e o alerta emitido funciona mais por uma precaução para quem tenha uma sensibilidade maior", afirma o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil do Paraná.

As condições para chuva na região de Curitiba e em todo o Paraná são altas nos próximos dias por causa da passagem de uma frente fria nesta quinta-feira e da atuação de áreas de instabilidade nos dias seguintes. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Mas, afinal o que é chuva ácida?

De acordo com o meteorologista Ivan Heten, especialista em poluição atmosférica o dióxido de enxofre, emitido pela queima de óleos e combustíveis rico em enxofre (derivado de petróleo), próximo à superfície reage rapidamente para formar o trióxido de enxofre, que em presença de água irá formar o ácido sulfúrico.

Heten explica ainda que a intensidade da chuva e o tamanho das gotas de água tem influência na chuva ácida. "Se tivermos o aumento da umidade provocada por circulação local (brisa marítima) esse ácido formado será utilizado como CCN (núcleos de condensação de nuvens) e como sabemos, a chuva associada a esse tipo de processo é fraca. Uma chuva fraca neste caso é pior, pois a concentração de ácido é maior (maior concentração de ácido por gota, já que a gota é pequena)."

"A chuva associada à uma frente fria não teria o ácido produzido atuando como CCN nas gotículas de nuvem, mas removeria o ácido produzido próximo à superfície por meio da deposição úmida, o que também é considerado como chuva ácida, porém a concentração por gota será menor." Logo, os danos provocados pela chuva de uma frente fria seriam menores do que no caso de uma chuva fraca, de uma brisa marítima.

A recomendação é que população evite tomar banho de chuva. Em contato com a pele a chuva ácida pode causar irritação, principalmente em crianças, que têm uma sensibilidade maior, informa a Defesa Civil paranaense.

Acompanhe a previsão para os próximos 15 dias em Curitiba. Clique aqui

Foto: Climatempo
Foto: Roberto de Vasconcelos Meira - Curitiba - PR
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade