Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca
Em 17 de junho de 2020 a ONU propõe mudanças na produção e no consumo da população.
O dia 17 de junho é o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. A data foi criada pela ONU em 1975 com objetivo estimular a conscientização pública sobre o assunto, fortalecer a implementação da Convenção das Nações Unidas para combater a desertificação nos países que sofrem sérios problemas com a seca e informar que a desertificação e a seca podem ser enfrentadas. A participação e a ajuda da sociedade em todos os níveis é a ferramenta fundamental para se conquistar esse objetivo.
O tema do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca de 2020 é "Food.Feed.Fibre" (Comida.Alimentação.Fibra). Por isso, o tema desta data se concentra principalmente em fomentar uma mudança na atitude das pessoas em relação ao principal fator de desertificação e degradação da terra: a produção e o consumo implacáveis da humanidade.
À medida que a população aumenta e se torna mais urbana, também cresce a demanda mundial por terras para fornecer alimentos para as pessoas, para os animais e fibras para a produção de roupas. Enquanto a saúde e a produtividade das terras aráveis está em declínio, é apenas com a redução do impacto pessoal que bilhões de pessoas vão poder suprir demandas por terras produtivas no futuro.
Desertos no podcast "O Clima Entre Nós"
No Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca confira o episódio do podcast "O Clima Entre Nós" em que a jornalista Maira Di Giaimo conversa com César Soares, meteorologista da Climatempo, sobre desertos.
Você sabia que a Antártica também é um deserto? Pois é, mesmo em meio a tanto gelo, temos um enorme deserto no polo do planeta. Também existem desertos no meio do oceano. Mas como eles se formam? Quais são os maiores? Essas e muitas outras curiosidades, você escuta no nosso podcast!