O que é um redemoinho de poeira?
Saiba como e onde se forma este curioso fenômeno, comum no Brasil em dias muito quentes, e as diferenças com os tornados.
O Centro-Oeste do Brasil, o Tocantins, áreas do sul do Pará e algumas áreas do interior do Nordeste registram temperaturas extremamente elevadas no fim do inverno e principalmente durante a primavera, antes do início regular da chuva. A temperatura do ar pode passar dos 40°C em vários dias. O tempo é muito seco nesta época e sem ocorrência de chuva por semanas consecutivas. Com a forte insolação, o solo também muito quente.
A secura do ar e do calor intenso são incômodos constantes para a população destas regiões, mas é o calor intenso que possibilita a ocorrência de um curioso fenômeno: os redemoinhos de poeira.
Veja que enorme redemoinho de poeira se formou na manhã do dia 14 de setembro de 2017 em Rio Verde, no sul de Goiás. O vídeo foi feito por Marcos Jeferson Ribeiro compartilhado com a Climatempo.
O que é um redemoinho de poeira?
Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro, em curtas distâncias.
A temperatura do ar e do solo muito elevadas é o fator principal para a formação deste fenômeno e por isso podem surgir em meio ao fogo de queimadas.
A largura dos redemoinhos de poeira, em geral, é da ordem de algumas dezenas de metros. Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira.
Em inglês, o redemoinho de poeira é chamado de dust (poeira) devil. Nas informações meteorológicas emitidas pelos aeroportos, este fenômeno é escrito como PO.
Quando e onde se formam no Brasil?
Tecnicamente estes turbilhões de poeira podem ocorrer em qualquer época do ano no Brasil, mas são mais comuns no fim do inverno e na primavera, nas áreas muito quentes e secas do interior do país.
Um redemoinho de poeira pode ocorrer em todas as Regiões do Brasil. Porém, as condições de relevo e de temperatura nos estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em áreas do sul do Pará, oeste da Bahia e oeste de Minas Gerais facilitam o desenvolvimento do fenômeno.
Como se forma um redemoinho de poeira?
O calor intenso está muito relacionado com o redemoinho de poeira. Entenda como se forma este fenômeno.
Explicação esquemática sobre a formação de redemoinhos de poeira
Tornado x redemoinho de poeira
Redemoinho de poeira não é tornado! A confusão entre os dois fenômenos é muito comum, porque visualmente são parecidos em alguns aspectos.
Tornados e redemoinhos de proeira parecem enormes funis que se desprendem do céu. Mas as semelhanças param por aí. Chamar o redemoinho de poeira de tornado é totalmente errado.
Tornados e redemoinhos são completamente diferentes na sua formação e nas consequências para as pessoas. O vento de um redemoinho de poeira, em geral, não chega a 100 km/h, enquanto que tornados podem provocar ventos com mais de 300 km/h e causam grande destruição em poucos minutos.
Entenda como se formam os tornados
Confira algumas semelhanças e diferenças entre tornados e redemoinhos
Diferenças entre redemoinho de poeira e tornado