Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Raro ciclone tropical provoca 415 mm em 12h na ilha Reunião

Sistema se formou no fim da temporada de ciclones do oceano Índico

24 abr 2018 - 16h35
Compartilhar
Exibir comentários

O forte ciclone tropical Fakir passou sobre a ilha Reunião entre a noite da segunda-feira, 23 de abril, e a manhã de terça-feira, dia 24 causando chuva torrencial, ventania e grandes ondas sobre o território francês no oceano Índico. As condições muito violentas causaram graves danos como deslizamentos de terra, interrupção do fornecimento de energia e bloqueio de estradas.

O ciclone tropical Fakir ganhou destaque na análise dos meteorologistas do Meteo France, que é o serviço oficial de meteorologia da França. O Meteo France informou que choveu de 200 a 300 mm de forma generalizada sobre a ilha, mas o volume de chuva em 12 horas alcançou 415 mm em Sainte Rose. A média de chuva normal em abril neste local é de aproximadamente 389 mm.

Foto: Climatempo

Ciclone tropical Fakir (Crédito: Meteo France/EUMESAT)

A ilha Reunião sentiu também violentas rajadas com mais de 100 km/h durante a passagem de Fakir. A mais intensa chegou aos 176 km / h em Gros Piton Sainte-Rose (181 metros de altitude).

A ventania deixou o mar muito agitado e grandes ondas invadiram a ilha de Reunião, especialmente as costas norte e leste, onde as ondas alcançaram até 8 metros.

A previsão dos meteorologistas franceses é de que o ciclone tropical Fakir se afaste gradualmente da ilha Reunião na tarde e noite desta terça-feira, 24 de abril, o que vai fazer com a que a chuva e o vento diminuam.

Foto: Climatempo

Ciclone tropical Fakir afastado da ilha da Reunião às 18 UTC (15h Brasília) de 24/4/18

Ciclone tropical raro

 No Oceano Índico se formam ciclones tropicais. São sistemas meteorológicos parecidos com os furacões. O nome ciclone tropical é usado para denominar algumas intensas baixas pressões atmosféricas nos oceanos Índico e Atlântico Sul. Ciclones tropicais também avançam sobre a Austrália, por exemplo.

Os meteorologistas do Meteo France consideraram o ciclone tropical Fakir como um sistema fora do comum porque se formou no fim da temporada normal dos ciclones no oceano Índico, que vai de novembro a abril. O risco de ciclones tropicais é maior durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

Fakir foi considerado também o fenômeno tropical mais tardio que passou sobre a ilha Reunião, desde o ciclone Hansella em 1996, que atingiu a região já no fim de seu ciclo, apenas como uma depressão tropical, em 10 de abril de 1996.

Climatempo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade