Secura e muito calor no Centro-Oeste
Tempo muda com a chegada de uma frente fria
Enquanto, a chuva cai no Sul do país o calor só aumenta no Centro-Oeste. Uma grande massa de ar quente e seco que cobre a maior parte da região tem baixado os índices de umidade do ar, na maioria dos estados. Nos últimos dois dias tem se observado temperaturas extremamente altas e umidade baixa em Cuiabá e em várias cidades do Mato Grosso do Sul.
Por volta das 15hs, horário de Brasília, baixos índices de umidade foram observados em Goiás. Em Goiânia, neste horário, os termômetros indicavam 34°C no aeroporto Santa Genoveva, onde a umidade relativa do ar era de apenas 11%, caracterizando uma situação de emergência de acordo com os padrões do CEPAGRI/UNICAMP.
Recorde de calor
Campo Grande novamente pelo segundo dia consecutivo bateu um novo recorde de calor. Na medição das 13 horas horário local da capital, os termômetros marcaram 35,2°C. O recorde anterior ocorreu ontem, 10 de Agosto, quando os termômetros registraram 34,9°C. O nível de umidade na capital chegou a 17% às 15hs. Em Coxim, no horário das 13hs, a temperatura marcou 39,4°C na cidade. Os dados são do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia.
Ainda segundo o órgão, às 15hs desta sexta-feira (11), a temperatura marcou 39°C em Cuiabá. Porém, este valor poderá sofrer um acréscimo na nova leitura que será feita às 21 horas, pelo horário de Brasília.
Próximos dias
Neste sábado (12), uma grande frente fria se aproxima e começa a mudar o tempo no Centro-Oeste. As rajadas de vento pode alcançar até 70km/h. Pancadas de chuva com raios podem acontecer no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso à tarde e a noite. Nas demais áreas o ar quente e seco predomina e faz bastante calor com temperatura de 38°C e 39°C e níveis de umidade muito abaixo dos 20%, principalmente em Goiás e Mato Grosso. Campo Grande, pode bater um novo recorde de temperatura.
Nas áreas de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, há previsão de fortes pancadas de chuva.
Dia dos Pais
No Dia dos Pais, a frente fria avança avança pelo Centro-Oeste e espalha nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul e MatoGrosso. As rajadas de vento podem alcançar até 80km/h.
Em Campo Grande e Cuiabá, o domingo será abafado com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Em Ponta Porã e em Corumbá, o domingo será nublado com chuva. Nas áreas de fronteira com a Bolívia e Paraguai faz frio. No leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, não chove e o calorão continua.
Veja também: Previsão para o Dia dos Pais
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
#fotografeotempo
Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia
Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em #pergunteaometeorologista