Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com 62 mi de inadimplentes, dúvidas sobre negativação ainda são comuns no país

ANBC esclarece questões sobre o tema em conteúdo gratuito disponível para download no site da entidade

30 set 2021 - 13h41
Compartilhar
Exibir comentários

Negativação é a mesma coisa que inadimplência? As dívidas deixam de existir após 5 anos? Há algum prazo para que o devedor seja retirado do cadastro dos inadimplentes? À primeira vista, as questões relacionadas à negativação parecem fáceis de responder, e suas respostas, totalmente compreensíveis. Mas basta um olhar atento aos números de devedores no país para constatar que grande parte da população desconhece essas respostas. 

Foto: DINO / DINO

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o país registrava pouco mais de 62 milhões de inadimplentes em agosto, com valor médio de dívida por pessoa em cerca de R$ 3,9 mil. No ranking das principais dívidas, aquelas envolvendo bancos e cartões surgem em primeiro lugar, seguidas pelas relacionadas às utilities, referentes a contas de água, gás e energia. 

Nesse contexto, a ANBC promove mais uma ação voltada à educação financeira e acaba de lançar uma iniciativa que pretende responder às principais dúvidas sobre negativação. A publicação detalha ainda as repercussões da negativação na vida do devedor, do credor e da economia, além de destacar o papel dos birôs de crédito na promoção do crédito sustentável. 

"O planejamento financeiro é um fator fundamental para o uso consciente dos recursos pelos consumidores e empresas e para que se realize de forma adequada é preciso ter conhecimentos de educação financeira", destaca Elias Sfeir, presidente da ANBC. 

"Consciente dessa necessidade, o setor de birôs de crédito tem promovido uma série de ações voltadas à educação financeira dos brasileiros e nós, como associação, estamos sempre buscando iniciativas que estimulem a consolidação de um ambiente de crédito mais saudável e o bem-estar social", finaliza Sfeir. 

As perguntas e respostas estão disponíveis no link https://anbc.org.br/fui-negativado-e-agora-duvidas-frequentes/. Para fazer o download do material basta clicar aqui

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade