Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Comissão de Educação aprova charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações culturais

Segundo o projeto, cabe ao poder público garantir a livre manifestação, a valorização e a preservação dessas expressões artísticas descritas na proposta

17 set 2024 - 14h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (17) projeto que reconhece a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira.

A senadora Teresa Leitão (no telão0 relatou o projeto por videoconferência
A senadora Teresa Leitão (no telão0 relatou o projeto por videoconferência
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado / Perfil Brasil

O PL 24/2020, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da relatora, senadora Augusta Brito (PT-CE), apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Caso não haja recurso para votação em Plenário, o texto seguirá para sanção presidencial.

Segundo o projeto, cabe ao poder público garantir a livre manifestação, a valorização e a preservação dessas expressões artísticas descritas na proposta.

De acordo com o texto, a charge é uma ilustração humorística e satírica que envolve a caricatura de personagens. O cartum é composto de um ou mais quadros ilustrados, que ironizam pessoas ou comportamentos, normalmente divulgados em jornais.

O grafite é descrito como expressão da arte urbana em forma de desenho e escrituras "em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, com o aproveitamento de espaços públicos".

A caricatura, por sua vez, é o tipo de desenho que representa uma pessoa ou situação de forma grotesca ou cômica, por meio dos excessos, formas e traços deformados.

"Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as culturas se misturam e influenciam mutuamente, é essencial que o Brasil reconheça e celebre suas próprias manifestações culturais, que não apenas refletem ricos aspectos da realidade brasileira, mas também contribuem para a formação de uma sociedade mais crítica, criativa e engajada", afirma Teresa Leitão.

* Matéria publicada com informações da Agência Senado.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade