Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como alimentar corretamente o gato castrado

Apenas 10% dos animais de companhia, considerando cães e gatos, são castrados

25 set 2018 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo, setembro de 2018 - Uma amostragem realizada pela ARCA Brasil, ONG de proteção e bem-estar animal, aponta que no Brasil apenas 10% dos cachorros e gatos são castrados. Esse dado é preocupante, já que em torno de quatro meses de idade, os gatos filhotes atingem a maturidade sexual e são capazes de se reproduzir, o que aumenta, inclusive, a chance de abandono de animais.

Além disso, caso não sejam castradas, a cada três semanas, as fêmeas entram no cio, atraindo os gatos. Esse comportamento, além de aumentar o índice populacional da espécie, traz incômodos para a vizinhança, já que os gatos ficam mais propensos a "brigarem" e incomodarem os vizinhos com o miado excessivo, e ainda aumenta a chance de doenças.

A médica-veterinária, Brana Bonder, Supervisora de Assuntos Veterinários da Hill's Pet Nutrition, explica que a castração é de suma importância para os gatos. "Além de prevenir a reprodução indesejada, também restringe padrões comportamentais inadequados associados à maturidade sexual, reduzindo risco de certas doenças, como a piometra (distúrbio uterino) em fêmeas", afirma.

Cuidados no pós-cirúrgico: de olho na dieta

Normalmente, os gatos se recuperam rapidamente da cirurgia de castração, mas o tutor deve seguir todas as recomendações feitas pelo veterinário."É sempre muito importante que o local da incisão cirúrgica esteja protegido para que o animal não lamba. Isso leva a complicações mais sérias como o rompimento dos pontos", explica Brana.

Um outro ponto relevante no pós-cirúrgico do gato é o cuidado com a dieta. "Quando castrados, os gatos apresentam redução de 20% a 25% da necessidade energética em repouso. Isso ocorre devido a menor produção de hormônios sexuais, como estrogênio e androgênio. Além disso, o animal fica menos ativo. Esses fatores aumentam o risco de sobrepeso/obesidade. Por isso, adotar uma dieta específica para esse caso é fundamental" explica a veterinária.

O alimento indicado para gatos castrados é a Hill´s Science Diet Gato Castrado. Este alimento possui um teor de gordura menor e menos calorias, o que ajuda na prevenção do ganho de peso. "Além disso, contém L-carnitina, que auxilia na queima de gordura e proteínas de alta qualidade que colaboram para manutenção da massa muscular", explica.

Converse com seu veterinário e pergunte sempre a respeito da dieta indicada para a saúde do seu animal de companhia. Cuidar adequadamente da alimentação do seu bichano faz toda a diferença para a qualidade de vida dele.

Website: http://www.hillspet.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade