Como pequenas empresas podem divulgar na Internet através do Marketing
Todos os dias novas empresas se formam em busca de crescimento profissional, principalmente entre os brasileiros, pois vêm nessa oportunidade algo novo para ir contra a crise financeira. No ano passado, um relatório que mostra dados estatísticos sobre a internet em 2014, da agência de marketing "We Are Social" divulgou que o Brasil é o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet, dentre essas vários que estão buscando público para seu negócio. Já o e-commerce, passou de um milhão em 2001 para 61,5 milhões em 2014, e esse número só tende a aumentar.
Com essa ascensão vem também o Marketing que ganha mais espaço dentro das empresas, juntamente a internet que tem gerado uma receita de R$14,8 bilhões de reais, o que significa um aumento de 26% em relação ao ano de 2016, de acordo com a IAB Brasil. Por isso os empreendedores estão dando mais atenção a isso, principalmente nas pequenas empresas, que a princípio achavam que não havia necessidade de inserir um planejamento voltado para marketing dentro das empresas, agora devem investir em marketing para que isso não seja mais um grande desafio.
Pequenos negócios sempre possuem inúmeros desafios, por isso muitas vezes o investimento é um grande problema, se adequar a eles é muito importante para ter o controle de quanto investir em marketing. A questão é, diante disso como as pequenas empresas podem divulgar na internet sem ter condições para investir de fato em marketing, mas se você acha que é preciso tanto investimento, mas não fez um planejamento ainda para saber do que seu negócio precisa, você certamente já começou da forma errada.
O primeiro grande passo é saber como está o mercado e quanto tem de verba disponível. Com tantos custos que sabemos que uma empresa tem, ter uma verba disponível para isso parece muito difícil, mas não é. Tudo é uma questão de planejamento. Como milhares de outros pequenos empreendedores você pode pensar em marketing como algo opcional, mas ao entender como funciona, entenderá o quão necessário e a diferença que pode fazer para o contexto geral do funcionamento e sucesso da sua empresa.
Como investir em Marketing
As pequenas empresas não precisam ter um departamento de marketing ou mesmo uma equipe completa, mas precisa se organizar em relação ao planejamento de verba para as ações de marketing. Não há como saber ao certo quanto precisará investir, isso vai depender da necessidade da sua empresa e seu plano de marketing. O primeiro passo é listar possíveis ações, fazer orçamentos, buscar por fornecedores que possam executá-las, criar um cronograma e principalmente, determinar objetivos para estas ações.
Depois você precisa trabalhar para que as conheçam e consumam a sua marca, esse é um ponto importante mesmo sua empresa sendo de pequeno porte. O ponto mais importante é entender que não dependerá apenas de quem estiver fazendo o marketing da sua empresa, mas também de você para expandir e vender sua ideia dentro do nicho de mercado que quer alcançar, é preciso despertar o interesse dos consumidores e validar socialmente seu negócio. Por isso com a internet poderá mostrar seu produto/serviço diretamente para quem se interessa.
Estratégias de Marketing através da Internet
As possibilidades para utilizar o marketing para sua empresa são várias e são possíveis para qualquer orçamento se bem utilizadas. O maior recurso estrategicamente atualmente é a internet, por isso a importância de ter uma presença online relevante, pois ajuda a criar mais possibilidades de conquistar novos clientes, diminuindo custos e aumentando a visibilidade da marca.
Para que não perca tempo e dinheiro conheça primeiro seu público-alvo. Todas as estratégias de marketing são baseadas em pesquisas, com a finalidade de conhecer seu público: como se comportam, o que querem os consumidores do seu produto/serviço. Através das redes sociais fica ainda mais fácil segmentar seu público, pois é possível saber onde e como falar com eles e partir de suas táticas.
Usando a rede de maneira estratégica, você desperta o interesse dos usuários e chama a atenção para sua marca, o que chamamos de marketing de conteúdo, que é uma das tendências mais relevantes da área no mundo. Dentro da internet existem vários caminhos para facilitar estrategicamente o marketing para sua empresa, veja quais estratégias e em quais meios dentro da internet:
- Blogs
Através da criação e divulgação de um conteúdo relevante, informativo e interessante para mostrar seu produto ou serviço, sua empresa estará chamando a atenção dos internautas. Manter um blog com bons textos gera visitas, se torna referência de pesquisa e pode melhorar seu rankeamento nas buscas orgânicas do Google.
- Redes Sociais em geral
Manter perfis em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, é uma excelente maneira de divulgar sua marca. Através de menções, compartilhamentos e curtidas, sua empresa ganha grande potencial entre os clientes, além de facilitar por se tratar de redes que estão presentes no dia-a-dia do seu público. Mas é preciso dar uma atenção especial, cuide do conteúdo postado e responda aos usuários.
- E-mail marketing
Fazer o contato com os clientes por e-mail, enviando informações com novidades, promoções e conteúdo relevante faz com que sua marca se firme no imaginário gerando fidelização. Mas apesar de ser um bom meio para comunicar com seu público é também um grande risco, pois pode se tornar um spam indesejado. Envie somente conteúdo relevante, atraente, bem elaborado que irá agregar a sua marca.
Enfim, as pequenas empresas não precisam dispor de uma grande verba, o mais importante é planejar bem seus gastos. O correto é investir em conquistar seus clientes, não importa qual estratégia escolherá fazer, concentre esforços na fidelização do seu cliente.
Aposte sempre no cliente, entenda os desejos do seu público, adeque seu produto ao mercado, se posicione e mostre seus diferenciais, além disso aproveite a internet para estreitar os laços da empresa com o público, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo é possível converter os visitantes em clientes.
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