Como se proteger de vazamentos como o dos Correios: assista
Vazamento de celulares e CPF de usuários dos Correios liga o sinal de alerta: veja como se proteger
No dia 20 de fevereiro último, os Correios relataram um vazamento de dados na plataforma, incluindo o número de celulares e o CPF dos usuários. A empresa informou que o impacto chegou a 5% das contas cadastradas, porém não foi informado o número exato de contas que foram expostas. Como medida de segurança, os clientes foram orientados a alterarem suas senhas de acesso.
O vazamento não é único e nem o maior relatado no Brasil, mas traz riscos para os usuários. Uma pesquisa da NordVPN, mostrou que dados vazados online podem render milhões de reais aos hackers.
Segundo o levantamento, a dark web movimenta um mercado de US$ 17,3 milhões. Os e-mails e números de telefone inseridos na rede ilegal geralmente são vendidos contendo em lotes com 4 milhões de números de telefone ou 1,7 milhão de endereços de e-mail, em média.
“Cada vez mais vemos notícias de vazamentos de dados como esse do aplicativo dos Correios. Esses vazamentos afetam todos nós e é preciso fazer alguma ações para se proteger”, diz Daniel Postiga, manager regional da NordVPN.
Assista ao vídeo com o especialista.