Confira dicas essenciais para o cultivo de tulipas
A Giuliana Flores separou algumas informações importantes para manter a boa conservação dessas flores
Como não se encantar pelas tulipas? Apreciadas no mundo todo, elas estão entre as mais procuradas do mercado e deixam os ambientes mais charmosos, modernos e coloridos. Para que elas sempre se mantenham assim, é necessário aprender como cuidar dos seus diversos tipos e somente a aplicação de técnicas adequadas permite que cresçam e fiquem vistosas como se estivessem em seu ambiente natural. Confira as dicas que a Giuliana Flores separou para manter uma boa conservação.
O primeiro passo é conhecer os seus tipos, essas flores são encontradas mais facilmente nas variações "botânica", "darwin", "papagaio" e flor-de-lis". Entretanto a forma de cuidado é a mesma.
Refresque a planta
Como o Brasil é um país tropical e as tulipas são originárias de regiões mais frias, como China, Turquia e Holanda, é recomendado colocar uma pedrinha de gelo no início do dia e outra no fim de tarde próximo ao local em que a raiz se desenvolve, afim de diminuir o calor excessivo.
Ambiente fresco
É extremamente importante dispor a tulipa num local fresco, bem arejado, em que tenha luz indireta do sol e, principalmente longe de correntes de ventos.
Regas
Faça diariamente para manter a terra sempre umedecida. Mas atente-se para não a encharcar, porque isso contribui para a proliferação de micro-organismos que podem causar danos a todos os tipos de tulipa.
Adubação
Adube a planta pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente antes da primavera ou nos meses de fevereiro e março. Faça isso usando cristais apropriados, que penetrarão na terra e vão atingir a raiz durante as regas e deixar a planta mais saudável.
Cuidados adicionais
Retire sempre folhas e flores murchas da planta para evitar a proliferação de micro-organismos. Corte essas partes com uma tesoura, posicionando-a bem rente ao caule. Uma dica importante de como cuidar de qualquer um dos tipos de tulipa é mantê-las sempre longe de insetos e animais, já que essa espécie costuma ser muito atacada por eles.
Após a primeira floração, todos os tipos podem murchar. É possível fazê-la renascer no próximo período de outono-inverno, época ideal para o plantio, desde que guarde sua raiz corretamente. Para isso, retire o bulbo da terra e lave-o bem em água corrente. Depois deixe-o secar ao sol para envolvê-lo num saco de papel, colocar na geladeira e replantar quando quiser.