Confirmada a proliferação do mosquito-pólvora no RS
O mosquito-pólvora é transmissor da Febre Oropouche. Conheça os principais sintomas da doença
Atenção, moradores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul! O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) confirmou que o mosquito-pólvora que se proliferou na região é da espécie Culicoides paraensis, capaz de transmitir a Febre Oropouche.
Embora ainda não haja casos confirmados da doença no estado, a presença do mosquito vetor exige atenção e medidas de prevenção. As amostras do inseto foram coletadas em Mampituba e Três Forquilhas, mas há registros de sua presença em outras cidades, como Dom Pedro de Alcântara, Itati, Maquiné e Terra de Areia.
Fique atento aos sintomas da Febre Oropouche:
A febre Oropouche é uma doença causada pelo arbovírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV), ela foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1960. Depois disso, foram relatados casos isolados e surtos, principalmente na região amazônica. Também ocorreram registros da doença no Panamá, na Argentina, Bolívia, no Equador, Peru e na Venezuela. Com a ampliação da investigação da infecção no país, foram confirmados 7.044 casos, com transmissão local em 16 estados.