Confirmada a retomada de voos entre Porto Alegre e interior do Estado a partir de outubro
A retomada, porém, ocorrerá de forma gradual e com algumas restrições
Após meses de paralisação devido às fortes chuvas que atingiram a região em maio, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, se prepara para retomar suas operações a partir do dia 21 de outubro. A retomada, porém, ocorrerá de forma gradual e com algumas restrições, como a utilização de uma pista reduzida.
Companhias aéreas como Azul, Gol e Latam já confirmaram a retomada de seus voos e iniciaram a venda de passagens. A Azul, inclusive, será a primeira a pousar na pista após a interrupção e terá a maior frequência de voos diários, com operações entre a Capital e quatro cidades do interior do Estado (Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Uruguaiana).
Nas primeiras semanas de operação, o foco será nos voos domésticos, com destinos como São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A retomada dos voos internacionais, como os operados pela TAP e Aerolíneas Argentinas para Lisboa, Buenos Aires, Lima e Cidade do Panamá, está prevista para 16 de dezembro, quando a pista estará totalmente recuperada.
A Fraport, concessionária do aeroporto, informou que a capacidade inicial será de 128 frequências diárias, entre 8h e 22h. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ressalta que o número de voos e rotas será definido por cada companhia aérea, considerando a demanda e a infraestrutura disponível.
A retomada gradual das operações visa garantir a segurança e a eficiência do aeroporto, além de permitir que as companhias aéreas se adaptem à nova realidade. O aumento de frequências e a oferta de novos destinos dependerão do planejamento estratégico de cada empresa aérea e da evolução da demanda.