Conheça um pouco mais sobre a história da Singer
Entenda como a marca revolucionou a indústria têxtil e ajudou a empoderar muitas mulheres.
Sabe aquela máquina de costura antiga que foi passada da sua avó para sua mãe e hoje é sua? Há mais de 160 anos a Singer é sinônimo de costura e tradição. A máquina de costura Singer representou uma evolução social que simbolizou parte da independência financeira de muitas mulheres.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa marca tão revolucionária? Preparamos um conteúdo para te deixar a par de toda a história da Singer. Confira!
Como surgiu a Singer?
O primeiro protótipo de uma máquina de costura doméstica surgiu no ano de 1770, mas, por muito tempo, passou despercebido. Foi só em 1851 que Isaac Singer obteve a patente da primeira máquina de costura. Para ter certeza que criou um produto revolucionário, Isaac trabalhou — continuamente — durante onze dias que resultaram em cinco pontos firmes e contínuos.
Ainda em 1851 foi fundada a companhia Singer; que, inicialmente, enfrentou problemas para introduzir o novo produto no mercado, mas que aos poucos foi ganhando credibilidade.
Pensando em facilitar a compra das máquinas, a Singer foi pioneira na introdução do sistema de vendas a prazo. Deu crédito às mulheres sem a interferência do marido, uma atitude audaciosa para a época.
Qualidade desde sempre
A Singer cresceu no mercado mundial e começou a ser associada à qualidade e referência em máquina de costura. Em 1890, a empresa atingiu a marca de 80% de liderança no mercado mundial, operando fábricas em vários países.
Em 1903, as vendas atingiram mais de 1.3 milhões de unidades, com a empresa oferecendo cerca de 40 modelos diferentes de máquinas de costura.
Em 1965, suas vendas romperam a barreira de US$ 1 bilhão pela primeira vez na história e foram os primeiros a lançarem a máquina de costura eletrônica controlada por computador.
Singer no Brasil
Em 1858, a Singer abriu seu primeiro ponto de vendas no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, e a máquina de costura se tornou um objeto de extrema importância nos lares brasileiros.
Em maio de 1955 foi inaugurada a primeira fábrica em território brasileiro, situada em Campinas, no estado de São Paulo.
Já em 1960 surgiu a primeira máquina de costura Singer produzida em território brasileiro: o modelo 15C, conhecida como "pretinha".
A história da Singer nos mostra como as máquinas de costura não só revolucionaram o modo de confeccionar roupas, como também ajudaram no empoderamento da mulher e seu desenvolvimento econômico na sociedade. E é por isso que muitas máquinas de costura são guardadas e passadas de geração em geração como uma herança de família.
Website: https://loja.singer.com.br/