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Conhecer os principais termos gráficos ajuda a não errar no marketing empresarial impresso

Contrariando a tendência digital, o material impresso prova que ainda oferece resultados positivos

11 dez 2017 - 16h34
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Com os processos cada vez mais informatizados, existe a ideia que os materiais impressos são coisas do passado, porém, isso não é verdade. O mundo mudou e com ele a maneira de fazer negócios e de promover produtos e serviços, mas algumas práticas nunca mudam. Não porque estão desatualizadas, mas porque foram consagradas pelo tempo e se tornaram tradições: investimentos certeiros, principalmente, para quem está começando.

Foto: DINO

É preciso ter em mente que qualquer empresa que deseja transmitir uma imagem de credibilidade e profissionalismo, deve oferecer alguns materiais impressos básicos para clientes, parceiros e potenciais consumidores. Cartões de visita , folders , flyers , catálogos e papel timbrado são alguns dos produtos necessários para dar o primeiro passo nessa relação.

"Não apenas por estar no mercado gráfico, mas por lidar diariamente com o mundo dos negócios, sabemos bem que materiais impressos de qualidade são capazes de mudar a visão sobre uma empresa ou negócio", explica Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi , empresa com cinco décadas de tradição, sediada em São Paulo.

O que é necessário saber

Se o segredo está na qualidade do material impresso produzido, é preciso estar bem informado para ter certeza de que está sendo feito o melhor investimento possível.

Resumem-se em algumas nomenclaturas e termos técnicos as principais informações na hora de pesquisar um serviço gráfico:

Arte: é literalmente o material desejado para impressão no produto que escolher. A arte pode ser produzida por um designer, fotógrafo ou por qualquer pessoa que detenha conhecimentos básicos de softwares de criação e edição.

Diagramação: é a forma como o conteúdo estará disposto no material impresso. Um bom cartão de visita, por exemplo, por conter pouco espaço, precisa ter tamanhos de fontes e quantidade de informações com equilíbrio para não causar estranhamentos.

Escala cromática: são as cores que serão utilizadas no material impresso. Precisam ser escolhidas com cuidado para que remetam à identidade visual do negócio. A escala usual é a CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black), conhecidas como 4 cores escala.

Extensões de arquivo: ao enviar a arte à gráfica, o arquivo pode estar em "formatos" diferentes, de acordo com o software onde ele foi produzido. Os mais comuns são PDF (Adobe Acrobat), CDR (CorelDraw), INDD (InDesign), AI (Adobe Illustrator) e JPEG (formato padrão da maioria das imagens digitais).

Fontes / Tipografia: é o modelo de letra que será utilizado. A variedade é imensa: clássicas, modernas, elegantes, descoladas, manuscritas. Deverá ser escolhida de acordo com a imagem que desejar transmitir.

Gramatura: é o peso do papel expresso em gramas/m2. A regra é a seguinte: quanto maior a gramatura, mais pesado e grosso é o papel. As páginas de revistas e jornais, por exemplo, são de baixa gramatura, enquanto folders, cartões e calendários têm gramatura maior, com mais resistência a fatores externos.

Laminação: é um processo gráfico no qual o material impresso recebe uma camada de material plástico fino e transparente. Os tipos mais comuns são com brilho, fosca ou holográfica. O processo de laminação enobrece o material com um acabamento mais delicado.

Tipos de papel

Para cada material impresso, há uma qualidade de papel mais adequada. Os tipos mais comuns são:

Papel Couchê: é um tipo de papel bem resistente, com textura lisa e delicada, possibilitando uma ótima qualidade de impressão. A gramatura é bem variável, de 70gr a mais de 300gr. É encontrado na versão fosca e com brilho. Esta última traz um aspecto acetinado para a área impressa. Muito utilizado em cartões de visita, cartazes e panfletos em geral.

Papel Offset: é um dos tipos mais utilizados, principalmente pelo baixo custo. A gramatura varia, em média, de 70gr a 180gr. O papel offset possui textura fosca, boa resistência contra ação da umidade e o mais recomendado para escrita. Muito utilizado para papel timbrado , receituários e envelopes..

Precisa de ajuda?

Claro que, durante a pesquisa, será encontrada uma variedade ainda maior de opções e com certeza muitas dúvidas vão surgir. Uma boa solução é procurar uma gráfica online, onde com apenas alguns cliques, seja possível explorar todas as possibilidades de acordo com o interesse e orçamento.

A Gráfica Eskenazi, por exemplo, além de uma loja física em São Paulo, com parque gráfico próprio, possui uma loja online em que clientes do país inteiro podem conhecer todos os serviços oferecidos. Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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