Alemanha ultrapassa pela 1ª vez marca de mil mortes em 24h
Desde o início da pandemia, o país já registrou 32.107 óbitos
A Alemanha ultrapassou pela primeira vez a marca de mil mortes em decorrência do coronavírus Sars-CoV-2 em 24 horas, anunciou nesta quarta-feira (30) o Instituto Robert Koch.
Os novos casos da doença somaram 24.740, elevando para 1.687.185 o número de diagnósticos positivos desde o início da pandemia. O país também registrou no total 32.107 óbitos.
"A explicação mais plausível para o alto número de vítimas registrado é que os dados chegaram tarde", explicou o presidente do Instituto Robert Koch, Lothar Wieler, citando a desaceleração das atividades dos órgãos de saúde no feriado.
Wieler alertou que "quanto menos intensamente celebrarmos a passagem de ano, melhor começaremos o ano em janeiro".
O governo já deu indicações que deverá prolongar as atuais medidas contra o novo coronavírus para além de 10 janeiro de 2021. Os líderes regionais e a chanceler do país, Angela Merkel, irão se reunir no dia 5 do mesmo mês para avaliar a situação da doença na Alemanha.
Bem como a grande maioria dos países da União Europeia (UE), a Alemanha começou sua campanha de vacinação no domingo (27). A primeira a receber a imunização foi uma mulher de 101 anos em uma casa de repouso.
De acordo com um porta-voz do Ministério da Saúde do país, a Alemanha deverá ter até o final do primeiro trimestre de 2021 entre 11 e 13 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer e do laboratório BioNTech. .