Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coronavírus

Como saber se estou no Cadastro Único

Governo sancionou auxílio emergencial para trabalhadores informais, desempregados e MEIs cadastrados

6 abr 2020 - 08h02
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira, 1, e foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 2, um auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais, desempregados e Microempreendedores Individuais (MEIs). O auxílio será oferecido inicialmente para as pessoas que tiverem se inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), do Ministério da Cidadania, até o último dia 20 de março.

Meu CadÚnico 
Meu CadÚnico
Foto: Reprodução / Estadão

O CadÚnico vai ajudar a verificar a renda de quem estiver inscrito. Também é possível receber o benefício sem estar cadastrado, mas a verificação da renda será feita por autodeclaração em plataforma digital. O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, porém, afirmou que os não inscritos no CadÚnico devem receber o benefício por último.

Saiba como você pode conferir se está cadastrado no CadÚnico para saber se poderá receber o auxílio.

Descubra pelo site ou aplicativo

Você consegue saber se seu nome está no CadÚnico acessando neste site. Na página, basta preencher o formulário com seu nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e selecionar o estado e município onde mora. Depois da verificação de robô, basta clicar em Emitir.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu CadÚnico, disponível para aparelhos Android e iOS. O processo é bem parecido. Após baixar, abra o aplicativo e clique em entrar. O mesmo formulário do site deverá ser preenchido. Caso você esteja cadastrado, o aplicativo vai informar na hora.

Consulte pelo telefone

Para quem preferir consultar a informação por telefone, basta entrar em contato com a central de atendimento disponibilizada pelo Ministério da Cidadania. É preciso ligar no número 0800 707 2003 e, quando solicitado, selecionar a opção 5.

A consulta telefônica é gratuita e está disponível tanto para telefones fixos quanto para celulares. O serviço atende de segunda a sexta-feira das 7h às 19h e, nos finais de semana e no Calendário de Pagamento do Bolsa Família, das 10h às 16h.

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade