É ridículo algumas nações não conseguirem vacinar, diz OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou que o aumento e distribuição igualitário das vacinas é a principal barreira no atual momento da pandemia
É ridículo que alguns países ainda não tenham tido acesso suficiente a vacinas para começar a imunizar trabalhadores da saúde e a população mais vulnerável contra a covid-19, disse o chefe da Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira.
"O aumento da produção e distribuição de forma igualitária continua sendo a principal barreira para encerrar o estágio agudo da pandemia de covid-19", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
"É ridículo que em alguns países os profissionais da saúde e os grupos de risco permaneçam não vacinados."
O presidente da Namíbia, Hage Geingob, um dos vários líderes mundiais convidados a falar na coletiva da OMS para o Dia Mundial da Saúde, condenou o "apartheid da vacina", sob o qual alguns países foram forçados a esperar enquanto outros recebiam as doses.
Geingob disse que a Namíbia recebeu vacinas "dos amigos" Índia e China, mas ainda estava esperando por outras vacinas, apesar de ter pago um depósito por elas.
Tedros disse que a Namíbia receberá algumas vacinas do consórcio Covax Facility, co-liderado pela OMS, em cerca de duas semanas.