Índia ultrapassa 400 mil casos novos e bate recorde mundial
Somente no mês de abril, o território indiano somou 7 milhões de infecções
A Índia ultrapassou a marca de 400 mil novos casos de coronavírus em 24 horas neste sábado (1º), um novo recorde global. A nação é a primeira a atingir esse número de infecções em um dia durante a pandemia.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 401.993 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 entre ontem e hoje, elevando o número total de contaminados para 19,1 milhões. Somente no mês de abril, o território indiano somou 7 milhões de infecções.
O boletim ainda informa que o país registrou 3.523 vidas perdidas em 24 horas, contabilizando 211.853 óbitos decorrentes da doença.
A Índia enfrenta o pior momento da emergência sanitária, com recordes sucessivos de número de infectados. A capital Nova Délhi, metrópole de mais de 20 milhões de habitantes que enfrenta escassez de oxigênio em hospitais, anunciou a extensão do lockdown vigente por mais uma semana devido ao aumento de casos.
A nova medida foi revelada pelo ministro-chefe da capital indiana, Arvind Kejriwal, em publicação no Twitter.
O bloqueio deveria terminar na próxima segunda-feira (3), mas o número de novos contágios continua crescendo rapidamente na região. Ao todo, 27 mil cidadãos contraíram o Sars-CoV-2 no último período de 24 horas e 375 morreram. Acredita-se que os números sejam bem maiores, tendo em vista que a cidade realiza poucos testes para detectar a doença.
Além dos hospitais da capital indiana estarem sobrecarregados, as funerárias também estão lotadas e realizando cremação em massa.