Opas: Reinfecção de covid-19 pode ser situação particular
Vice-diretor diz que ainda não se sabe porque as reinfecções ocorreram e que novas evidências devem ser incluídas nos estudos das vacinas
O vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, declarou nesta terça-feira, 25, que os casos de reinfecção pelo novo coronavírus podem ter ocorrido por particularidade no sistema imunológico dos pacientes e que ainda são necessários mais estudos e evidências para entender a situação.
"Temos mais de 23 milhões de casos de covid-19 e somente dois ou três registrados como reinfecção. Precisamos compreender melhor o que aconteceu", afirmou durante coletiva de imprensa do braço nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Barbosa afirmou que embora as reinfecções também possam estar relacionadas a mudanças no vírus, nem todas mutações causam aumento da gravidade da doença ou novos sintomas nos infectados.
Segundo a OMS, seis vacinas estão na fase 3 de testes, a última antes da conclusão. O vice-diretor da Opas ressaltou que mais casos de reinfecção precisam ser documentados, para que a evidência possa ser considerada no desenvolvimento dos imunizantes. "A fase 3 de estudos precisa ser concluída enquanto entendemos melhor o que está acontecendo".