Rio libera shoppings abertos por 24h para evitar aglomeração
Estado e prefeitura anunciaram aperto na fiscalização para evitar aglomerações e concentrações de pessoas
Os shoppings centers do Estado do Rio de Janeiro poderão abrir por 24 horas para tentar evitar aglomerações em tempos de festas de fim de ano, anunciaram nesta sexta-feira o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e o governador interino Cláudio Castro (PSC).
O acerto aconteceu após encontros entre eles nos últimos dias.
"As pessoas não precisam ter pressa e se aglomerar para fazer as compras", disse Crivella.
Segundo Castro, "isso vale 'ad eternum' enquanto for necessário.
"Vale para depois de dezembro também", disse o governador interino a jornalistas.
A decisão ocorre em meio a um aumento de casos e saturação de leitos de UTI.
Estado e prefeitura anunciaram aperto na fiscalização para evitar aglomerações e concentrações de pessoas e a abertura de quase 400 leitos de UTI para os próximos dias.
As autoridades fizeram ainda um apelo para que a população use máscara e álcool em gel e que o setor produtivo ajude na fiscalização de regras de ouro.
"Faço um apelo à população e à cadeia produtiva: a pandemia não foi embora e é um ano extremamente difícil e com erros do poder público no mundo inteiro", acrescentou Castro.
As autoridades não querem voltar atrás nas regras de isolamento mesmo com aumento de casos, taxa de mortalidade recorde e UTIs públicas e privadas lotadas.
Mas especialistas pedem novas restrições.
"Tem que se tomar medidas mais rígidas porque o momento é delicado ", disse o infectologista Roberto Medronho, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio e Janeiro (UFRJ).