São Paulo chega a 129 mil casos confirmados da covid-19
Balanço da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo divulgado nesta quinta-feira mostra que estado tem 8.561 mortes pela doença
São Paulo chegou a mais de 129 mil casos confirmados do novo coronavírus. Balanço divulgado nesta quinta-feira, 4, pela Secretaria Estadual da Saúde mostra que o Estado tem 129.200 casos confirmados da doença, 5.717 novos casos registrados em 24 horas. Além disso, São Paulo já tem 8.561 mortes, 285 novos óbitos em 24 horas. São Paulo é o Estado com o maior número de casos confirmados e mortes no País. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta quarta-feira mostravam que o Brasil tem 32.548 mortes e 584.016 casos.
Pelo Plano São Paulo, o Estado foi dividido em regiões e essas regiões em fases, que vão de 1 (somente funcionamento de serviços essenciais) a 5 (chamada de 'novo normal controlado'). As fases também se dividem em cores, vermelho, laranja, amarelo verde e azul, sendo a primeira a restrição total e última a liberação. Grande parte do Estado ainda se divide entre as fases 1, 2 e 3. Para a reabertura econômica e classificação, o governo leva em conta a capacidade do sistema de saúde, com a taxa de ocupação de leitos de UTI e o número de leitos por 100 mil habitantes, além da evolução da epidemia, com números de casos, internações e óbitos. A reabertura foi autorizada pelo Estado a partir do dia 1.
A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 82,4% na Grande São Paulo e de 71,4% no Estado.
A capital paulista foi classificada na fase 2, que permite, ainda com restrições, a reabertura de escritórios, comércio de rua, shoppings centers, concessionárias e imobiliárias. Pelas regras dessa fase, shoppings só podem operar com 20% da capacidade e com horário de funcionamento de quatro horas por dia. Praças de alimentação não podem funcionar. A Prefeitura está recebendo as propostas das entidades dos setores e está submetendo os projetos à Vigilância Sanitária. O prefeito Bruno Covas (PSDB) dará uma entrevista coletiva na tarde desta quinta e deve falar sobre a reabertura na cidade.
Testagem no Estado
De acordo com Dimas Tadeu Covas, que é membro do Centro de Contingência Contra a covid-19, Sao Paulo tem feito 8 mil testes dia. Segundo ele, o Estado já realizou 90 mil testes rápidos, aplicados em profissionais da saúde, segurança pública, presos, doadores de sangue. E a partir desta sexta, os testes serão aplicados também em asilos e na Fundação Casa.