Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coronavírus

Serviços para as bikes também têm crescimento

Estimativa aponta que só seguros movimentaram cerca de R $45 milhões em prêmios em 2020

24 mai 2021 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

A grande procura pelas bicicletas também alavancou o mercado de produtos e serviços relacionados, como artigos de vestuário, acessórios, oficinas mecânicas, instrutores e serviços financeiros. Só em seguros, a estimativa é que tenham sido movimentados cerca de R $45 milhões em prêmios em 2020 com 60 mil contratos fechados, calcula Rodrigo Del Claro, sócio e CEO da plataforma Clube Santuu, de serviços financeiros para ciclistas.

Del Claro conta que montou a plataforma em 2018, mas o grande salto nas vendas de seguros ocorreu no ano passado. "Em julho bati o meu recorde de vendas, em agosto dobrei julho e em setembro dobrei agosto", conta. No momento, ele não consegue ampliar os negócios porque não há novas bicicletas nas ruas. Atualmente a plataforma tem 5 mil segurados e mais de 20 mil associados.

Essa também é a constatação de Daniel Camargo, coordenador de bikes da Argo Seguros, um dos pioneiros em bikes. De 2019 para 2020, a seguradora ampliou entre 30% e 35% as vendas e fechou o ano passado com uma carteira entre 70 mil e 80 mil bicicletas seguradas.

De olho nos novos ciclistas que estão comprando bicicletas para prática de esportes, lazer, trabalho e procuram equipamentos mais em conta - entre R$ 800 e R$ 1.800, segundo pesquisas da Aliança Bike -, quem vende seguros adaptou os produtos.

"Antes só fazíamos seguros para bicicletas acima de R$ 3 mil", diz Del Claro. Com a abertura, ele ampliou o mercado potencial para a venda do produto.

Camargo conta que no ano passado a sua empresa criou seguro voltado para mulher e outro básico, entre 40% e 50% mais em conta do que o tradicional, justamente para atender aos profissionais que usam as bikes para trabalhar ou aqueles que adotaram as bicicletas para curtos deslocamentos. "A intenção é mostrar que tem seguro para bicicleta e ele é acessível."

Além dos seguros, Del Claro que trocou o mercado financeiro pela plataforma de serviços voltada à bicicleta, enxerga potencial para outros produtos. Ele conta que vai lançar um consórcio para bikes em parceria com uma grande empresa do setor. Ainda neste trimestre vai oferecer um financiamento, junto com um grande banco, para a compra de bicicletas.

Oficinas. Também o movimento das oficinas mecânicas sentiu os efeitos positivos do boom das vendas de bicicletas. "A escassez de novas bicicletas fez aumentar a demanda por manutenção", afirma Marcello Toshio, diretor de produto da Decathlon. A varejista com 41 lojas oferece serviços completos de oficina em 8 pontos de venda. Segundo o diretor, expandir essa prestação de serviços para mais unidades já estava no radar da companhia, mas o boom apressou o cumprimento dessa meta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade