Coruja Mocho-diabo é resgatada na Serra Gaúcha
O animal foi encontrado por uma moradora no pátio de sua residência. O resgate foi registrado nesta segunda-feira (12).
Policiais Militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental (PATRAM) de Canela, na Serra Gaúcha, recolheram uma ave silvestre da espécie coruja mocho-diabo, que foi encontrada por uma moradora no pátio de sua residência. O resgate foi registrado nesta segunda-feira (12).
A ave estava em bom estado de saúde, sem ferimentos aparentes, e foi solta em seu habitat natural, onde há a presença de outros animais da mesma espécie.
A coruja mocho-diabo, também conhecida como coruja-diabo e mocho-do-diabo, é uma espécie nativa do Brasil. Ela tem um tamanho médio-grande, variando de 40 a 43 cm no caso dos machos e de 38,5 a 47,5 cm no caso das fêmeas, com peso que varia de 311 a 685g para os machos e de 411 a 680g para as fêmeas. Essa coruja é estritamente noturna e costuma se esconder durante o dia em folhagens densas ou galhos de árvores cobertos com epífitas, geralmente próximos ao tronco.
No Brasil, a mocho-diabo pode ser encontrada nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. No entanto, ocasionalmente, também pode ser avistada em áreas urbanas arborizadas, como grandes parques em cidades como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.