Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cresce demanda por construção com Steel Frame, mas falta mão de obra

13 nov 2018 - 11h52
(atualizado em 14/11/2018 às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Construções com Light Steel Frame ou Steel Frame, como é mais conhecido, estão em alta na região de Campinas. Muito usado em obras industriais, comerciais e corporativas, o sistema construtivo está ganhando espaço também nas construções residenciais. Com o mercado em crescimento e poucos profissionais especializados na montagem, a R Cervellini, empresa com sede em Campinas que atua há 45 anos no mercado de arquitetura e construção, está investindo na formação de mão de obra para conseguir atender a demanda do setor.

Foto: Foto: Fabio Ghessi / DINO

De acordo com o engenheiro e consultor de Steel Frame da R Cervellini, Thiago Domingues, quem se especializa na montagem dos perfis de aço tem emprego garantido, seja como autônomo ou em empresas especializadas. O salário de um montador supera os R$ 3 mil mensais. "O Steel Frame exige mão de obra qualificada. Nesse tipo de construção padronizada não há espaço para o trabalho artesanal sem padrão e qualidade. Por isso, trouxemos, em parceria com a CenterSteel, um curso que engloba teoria e prática de montagem, para atender a essa nova demanda de mercado e a todos os nossos clientes", explica.

O curso oferecido pela empresa tem como foco a aplicação dos perfis engenheirados, os quais já vêm previamente cortado nos tamanhos precisos, além de perfurados, facilitando o encaixe aumentando a precisão e a produtividade.

São necessárias 32 horas de aula para estar apto a trabalhar com esse sistema construtivo.

O primeiro curso profissionalizante em montagem de Steel Frame aconteceu em agosto e formou 20 alunos que já estão trabalhando na área. O próximo curso vai acontecer no final de novembro, na sede da empresa em Campinas.

Steel Frame

O Steel Frame chegou ao Brasil na década 90, mas é usado ao redor do mundo há mais de 100 anos. É um sistema construtivo industrializado que utiliza perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas (cimentícia, drywall), que substituem tijolos e blocos. Os perfis leves são conformados a frio e sua montagem forma o esqueleto estrutural (paredes, pisos e telhados).

Dentre as inúmeras vantagens do Steel frame está a precisão de montagem e a precisão orçamentária. O prazo de execução é mais curto, gerando economia com mão de obra e custos indiretos como aluguel de ferramentas, uso de água e energia. Por ter menor espessura que tijolos ou blocos, é possível ter um ganho de área de cerca de 5% se comparado com uma edificação em alvenaria. A obra é considerada sustentável por que não utiliza água, não há desperdício de materiais e nem geração de entulho.

A resistência é outro ponto forte do Steel Frame que já é bastante utilizado nos Estados Unidos e em países da Europa, locais que possuem grande incidência de terremotos e furacões.

Sobre a R Cervellini

Com 45 anos de atuação no mercado e unidades em São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Caxias do Sul, Curitiba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Belo Horizonte, a R Cervellini conta com portfólio superior a 5 mil itens em estoque a pronta entrega e grande frota de veículos que garante a eficiência logística tanto no atendimento do canal de Distribuição, com mais de 2 mil revendas ativas em todo Brasil, como através de um sólido departamento de Obras Corporativas capaz de realizar obras de grande porte do setor público e privado.

Website: https://rcpisos.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade