Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Crescimento de veículos elétricos no RS exige novos regramentos, alerta DetranRS

Outro tema destacado foi a formação de condutores também deve evoluir

12 abr 2025 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários

O avanço da frota de veículos elétricos e híbridos no Brasil e no Rio Grande do Sul está impondo novos desafios à gestão pública. Enquanto o país viu um crescimento de 77% nesse segmento em 2024, o RS registrou alta ainda maior, de 80,6% em relação ao ano anterior. Durante painel no South Summit Brazil 2025, nesta sexta-feira (11), o diretor-técnico do DetranRS, Fábio Santos, defendeu a necessidade de regramentos específicos e infraestrutura adequada para acompanhar esse novo cenário de mobilidade.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Santos apresentou sete pontos críticos que precisam ser enfrentados no processo de eletrificação da frota: registro, remoção, fiscalização, peças de reposição, formação dos condutores, estacionamento e circulação, além do resgate veicular. "A eletrificação da frota é positiva por reduzir poluentes e ruídos, mas traz demandas técnicas que precisam ser regulamentadas. Não podemos ignorar questões como segurança na remoção, riscos em caso de acidentes e reciclagem de peças", alertou.

Outro tema destacado foi a formação de condutores, que segundo ele, também deve evoluir. "Veículos elétricos oferecem uma experiência diferente, com câmbio automático, sem ruídos e aceleração distinta. Isso exige novas competências, especialmente no uso de tecnologias e no planejamento de viagens com base na localização de estações de recarga", afirmou. Ele pontuou que a legislação atual ainda não contempla essas especificidades.

Para enfrentar os desafios, Santos anunciou a criação de um grupo de trabalho no RS que reunirá entidades como universidades, Fenabrave, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores e outras instituições. O objetivo é desenvolver propostas de regulamentação que possam servir de referência nacional. "A inovação chegou antes do regramento, mas não podemos mais adiar esse debate", finalizou.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade