Crise hídrica no DF: outubro de 2017 foi o mais seco em 37 anos
Racionamento de água aumenta e atinge a produção rural
Voltou a chover na região de Brasília nos últimos dias de outubro, mas o mês terminou com volume de chuva muito abaixo do normal. Outubro de 2017 teve o terceiro menor total de precipitação para um outubro desde o início das medições regulares, em 1961, e o mais seco em 37 anos, desde 1980, quando choveu apenas 8,4 mm.
Nos 31 dias do mês, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou alguma chuva em apenas 7 dias, sendo que cinco deles foram entre 27 e 31 de outubro. O total de chuva acumulado nestes 7 dias foi de apenas 33,3 mm, sendo que a média para outubro fica em torno de 170 mm.
A escassez de chuva em outubro fez o governo do Distrito Federal apertar ainda mais o racionamento de água que começou em meados de janeiro de 2017. Agora, os produtores rurais não podem mais contar com água todos os dias para a irrigação das plantações. A captação de água poderá ser feita apenas nos dia ímpares e por poucas horas.
A culpa da grave crise hídrica na região de Brasília não é pode ser posta no seco outubro de 2017 e nem nos demais meses deste ano que também tiveram chuva abaixo da média. O problema vem de uma sequência de vários verões "ruins", com chuva abaixo do normal.
Entenda a situação meteorológica que gerou a crise hídrica no Distrito Federal.
Previsão de chuva
As pancadas de chuva que recomeçaram no fim de outubro continuam a ocorrer durante a primeira quinzena em novembro. Há condições até para temporais. Uma nova frente fria avança para o litoral da Região Sudeste no fim de semana, 4 e 5 de novembro, e vai ajudar a aumentar as áreas de instabilidade novamente sobre o Distrito Federal. Veja com fica o tempo em Brasília nos próximos dias.
Foto de Thiago Farias, Brasília (DF)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio