Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Daniel Haidar

Deputada propõe criação do crime de “importunação verbal”

Ideia é punir abusos praticados com palavras ofensivas, explica a parlamentar

2 mar 2023 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários
Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados
Foto: Nilton Fukuda/Estadão / Estadão

A deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) apresentou nesta quarta-feira, 1, projeto de lei que cria o crime de “importunação verbal” no Código Penal.

De acordo com a proposta da parlamentar, a ideia é punir a importunação mesmo sem interação física, em situações que “a conduta se dá somente através de palavras ofensivas, com o fim de constranger, intimidar, desqualificar, ofender ou humilhar a vítima”.

A parlamentar propõe que esse tipo de crime tenha como punição de seis meses a dois anos de detenção, além do pagamento de multa.

“As pessoas têm que aprender a lidar com as outras. Violência verbal é muito grave. É uma forma de assédio”, afirmou a deputada à coluna.

Laura foi a relatora na Câmara do projeto que criou em 2018 o crime de “importunação sexual”.

Fonte: Coluna do Daniel Haidar Daniel Haidar é jornalista. Foi editor da GloboNews, do JOTA e do Metrópoles. Trabalhou como repórter investigativo do El País Brasil, da revista ÉPOCA e da revista VEJA. Atuou também como repórter do jornal O Globo, do portal G1 e da rádio CBN. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade