Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Daniel Haidar

Marinha diz investigar 7 militares por ataque golpista de 8 de janeiro

Fardados viraram alvos da Polícia Federal pela suspeita de que atuaram diretamente na depredação de Brasília

30 mar 2023 - 11h37
Compartilhar
Exibir comentários
Extremistas invadem sede do STF em Brasília em dia de ataques terroristas às sedes dos Três Poderes
Extremistas invadem sede do STF em Brasília em dia de ataques terroristas às sedes dos Três Poderes
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Marinha diz que investiga a participação de 7 militares nos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando grupos criminosos depredaram instalações do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados, do Senado e do Palácio do Planalto, em Brasília.

A Marinha informou à coluna, em resposta a solicitação via lei de acesso à informação, que esses 7 militares são investigados em dois procedimentos administrativos disciplinares.

Os golpistas tentaram dar um golpe de estado no dia 8 de janeiro. Os organizadores e participantes do complô criminoso achavam que conseguiriam reverter o resultado das eleições presidenciais e favoreceriam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Militares são investigados também pela Polícia Federal e pelo Exército. Um capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha foi alvo de buscas na oitava fase da Operação Lesa Pátria da PF, que investiga a organização e o financiamento dos ataques golpistas.  

Os fardados são investigados não só por suspeitas de que participaram diretamente dos ataques para favorecer Bolsonaro, mas também por indícios de que facilitaram a depredação do patrimônio público e de que se omitiram na contenção dos golpistas.

Depois dos ataques golpistas, pelo menos 1.420 criminosos envolvidos na depredação foram presos. 

Fonte: Coluna do Daniel Haidar Daniel Haidar é jornalista. Foi editor da GloboNews, do JOTA e do Metrópoles. Trabalhou como repórter investigativo do El País Brasil, da revista ÉPOCA e da revista VEJA. Atuou também como repórter do jornal O Globo, do portal G1 e da rádio CBN. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade