Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Daniel Haidar

Novo ministro do STF? O que ex-funcionários dizem de Cristiano Zanin

Colegas alegam que foi a mulher do advogado de Lula quem concebeu apelo a Conselho da ONU

6 abr 2023 - 05h00
(atualizado às 10h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Cristiano Zanin
Cristiano Zanin
Foto: Agência Brasil

O advogado Cristiano Zanin Martins, defensor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é festejado por colegas e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por ser citado como o candidato favorito para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski. Mas, em entrevista à coluna, alguns ex-funcionários contestam trunfos propagandeados pela equipe de Zanin na disputa.

Entre as principais conquistas citadas na estratégia de comunicação de Zanin está o recurso de Lula ao Conselho de Direitos Humanos da ONU contra a Operação Lava Jato. Só que esses ex-funcionários disseram à coluna que a ideia do recurso foi concebida e proposta inicialmente pela mulher de Zanin, Valeska Teixeira Martins.

“Ela chamou para uma reunião e disse que estava pensando em apresentar esse recurso na ONU”, relembra o ex-funcionário.

Zanin e Valeska protocolaram o recurso ao Conselho da ONU em julho de 2016, pouco mais de 4 meses depois da operação de busca e apreensão da Lava Jato contra o ex-presidente. Eles tiveram a ajuda na ONU do advogado Geoffrey Robertson, cujo nome foi sugerido por um ex-funcionário. Os advogados de Lula saíram vencedores dessa reclamação, pois o painel de especialistas independentes da ONU entendeu que no caso do triplex houve violação ao devido processo legal.

Subordinados de Zanin também se incomodavam com as manias do advogado, como exigir um contato prévio por telefone para que Zanin destrancasse a porta da sua sala com o uso de um dispositivo eletrônico e o subordinado pudesse ser recebido por ele.

Lewandowski se aposenta do Supremo nesta segunda-feira, 11, e Lula já defendeu publicamente a escolha de Zanin para a Suprema Corte. Os ministros Gilmar Mendes e Carmen Lúcia já disseram que Zanin preenche as condições para chegar ao Supremo.

Procurado pela coluna, Zanin não comentou as contestações. Sua assessoria de imprensa disse apenas que a autoria do recurso à ONU é exclusivamente de Valeska e Zanin e que ninguém além deles e de Lula participou disso.

Fonte: Coluna do Daniel Haidar Daniel Haidar é jornalista. Foi editor da GloboNews, do JOTA e do Metrópoles. Trabalhou como repórter investigativo do El País Brasil, da revista ÉPOCA e da revista VEJA. Atuou também como repórter do jornal O Globo, do portal G1 e da rádio CBN. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade