Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

De origem milenar bacalhau chegou ao Brasil com as caravelas

23 mar 2017 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

A história do famoso peixe, remonta do século IX, na Escandinávia. Por conta das longas viagens, os vikings encontraram um meio de conservação do alimento com a secagem ao ar livre. A técnica de conservação permitiu que o alimento pudesse ser consumido nas longas viagens pelos oceanos.

Foto: DINO

O peixe duro e seco era devorado aos pedaços, como se fosse um biscoito. Com essa dieta, os desbravadores escandinavos chegaram longe e atravessam o oceano até o Canadá. O alimento também foi moeda de troca usada pelos vikings para trazer dos portos europeus mercadorias como gado, cereal, madeira e tecidos.

O bacalhau chegou ao Brasil junto com as caravelas portuguesas. Uma das mais saborosas heranças coloniais, o consumo do peixe foi impulsionado com a abertura dos portos, promovida por D. João VI. A bacalhoada já faz parte da tradição brasileira e obrigatória nas festas religiosas católicas, como a sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa.

O alimento adquiriu, ao longo dos anos, caráter nobre, servido como prato sofisticado. O menu elaborado pelo chef Aldo Teixeira traz 5 diferentes opções do prato, nas variações clássicas da cozinha portuguesa e italiana. Os preços variam de R$ 59,90 a R$ 79,90.

Entre as opções estão o "Bacalhau Grelhado", posta de bacalhau grelhado ao molho de azeite, caldo de peixe, pimentão amarelo e azeitona verde, acompanhada de batata leque e o Bacalhau do Chef" que traz lascas de bacalhau refogadas ao alho porró, caldo de peixe e tomate sem pele. Acompanha arroz branco.

O "Bacalhau ao Forno" segue a mesma linha, com postas de bacalhau regado ao azeite, com pimentões vermelho e verde, cebola, azeitona preta, batatas e ovo cozido. Acompanha arroz. Entre as possibilidades que unem o bacalhau a pratos tradicionais da culinária italiana, o "Risoto de Bacalhau" é elaborado com arroz arbório e lascas de bacalhau, caldo de bacalhau e tomate.

Outra receita tradicional é o "Bacalhau a Brás". Bacalhau desfiado refogado no azeite, alho, cebola, ovo e batata palha, acompanhado de arroz branco. Para acompanhar os pratos, os restaurantes oferecem ainda uma extensa carta de vinhos nacionais e importados.

Serviço:

La Forchetta

Domingo a domingo - das 6h às 10h (café da manhã) e das 12h às 23h45. Aceita reservas/ 140 lugares/ mesas ao ar livre/ acesso para deficientes/ manobristas / Cartões de Crédito: todos.

Rua Santa Justina, 210 - Vila Olímpia - Fone: (11) 3237-0717

E-mail: laforchetta@laforchetta.com.br

La Terrina

Segunda a Domingo - das 6h30 às 10h (café da manhã) e das 12h às 24h. Aceita reservas/ 100 lugares/ mesas ao ar livre/ acesso para deficientes/ manobristas / Cartões de Crédito: todos.

Rua Capote Valente, 500 - Pinheiros - Fone: (11) 3064-1155

E-mail: laterrina@laterrina.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade