Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta: colapso de mina em Maceió pode acontecer a qualquer momento

O desabamento deve causar grandes e várias crateras, bem como tremores; há também o perigo que o desastre ocasione um efeito cascata em outras minas na região

1 dez 2023 - 09h25
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil de Maceió emitiu nesta quinta-feira (30) um alerta máximo devido ao risco iminente de colapso de uma mina da petroquímica Braskem, na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital de Alagoas (AL).

(
(
Foto: Davysson Mendes/Secom Maceió / Perfil Brasil

A área já foi desocupada e a recomendação é que a população evite transitar nesta região enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo, até nova atualização do órgão.

Segundo o Governo estadual, cinco abalos sísmicos foram registrados na região somente neste mês de novembro. O desabamento da mina pode ocasionar a formação de grandes crateras na região, além de provocar um efeito cascata em outras minas.

A Defesa Civil Municipal informou que o colapso pode acontecer a qualquer momento e que não foi possível medir as consequências do que poderá acontecer porque estão diante de algo que nunca enfrentaram.

"Não sabemos a intensidade, mas é certo que grande parte da cidade irá sentir. E temos outros problemas. Se houver uma ruptura nessa região podemos ter vários serviços afetados, a exemplo do abastecimento de água de parte da cidade e também o fornecimento de energia e de gás. Com certeza, toda a capital irá sentir os tremores se acontecer essa ruptura dessas cavernas em cadeia", afirmou o coordenador-geral da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo.

O governador de AL, Paulo Dantas, anunciou que equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro (SGB) estão no estado para acompanhar a situação. Ele também assinou um pedido de audiência com a presidência da república para tratar sobre o assunto.

O presidente da Câmara, o alagoano Arthur Lira, afirmou que entrou em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, solicitando prontidão e alerta da Defesa Civil nacional no caso.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade