Defesa Civil do RJ utiliza, pela 1ª vez, sistema de alerta para temporais
A Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro utilizou, pela primeira vez, o novo sistema de alerta que envia notificações a celulares da cidade, mesmo quando estão no modo silencioso. Os moradores foram avisados da previsão de pancadas de chuva. Além disso, foram orientados a evitar áreas alagadas e a utilizar o número 199 em caso de emergência.
O sistema enviou uma notificação com o título "Alerta extremo", que fez os celulares vibrarem e também tocarem um sinal de alerta.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também publicou a mensagem nas redes sociais, reforçando o aviso. Em respostas, seguidores parabenizaram a iniciativa e também relataram ter se assustado com o aviso, usado pela primeira vez na cidade. Em seguida, o prefeito respondeu com um vídeo, pedindo que todos se habituem com o novo sistema e se programem de acordo com as orientações.
Não é um ataque nuclear! Recado sobre o Alerta que todos receberam agora! pic.twitter.com/tXWWBlJwl3
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 29, 2025
"Estou recebendo um monte de mensagens de gente falando que quase infartou e morreu do coração, mas é bom a gente ir se habituando. Hoje, pela primeira vez, usamos um sistema que, independentemente de estar cadastrado ou não, se estiver em uma determinada área da cidade, ou em toda a cidade, a gente manda um alerta. É pra dar susto mesmo e chamar atenção. É para as pessoas se planejarem e não irem para uma área alagada", disse o prefeito, em vídeo.
Novo sistema da Defesa Civil
As mensagens fazem parte do novo sistema de alertas de desastres de grande perigo da Defesa Civil Nacional, que entrou em operação em dezembro do ano passado apenas nos estados das regiões Sul e Sudeste. No entanto, deve chegar a todo o país.