Delegação chinesa esvazia complexo hoteleiro, mas ministro Haddad consegue ficar: 'Xi é brother'
Presidente da China faz visita ao Brasil para reunião da cúpula do G-20
Hóspedes de um complexo hoteleiro em Brasília foram desalojados pela comitiva presidencial de Xi Jinping, líder da China. O hotel fica a menos de um quilômetro do Palácio da Alvorada, sendo poupado apenas um inquilino, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Haddad mora no local desde que se mudou para Brasília, no final do ano de 2022. Questionado pela jornalista da TV Globo, Julia Duailibi, sobre o motivo de ter sido o único a ter ficado no hotel, o ministro brincou: “Xi é brother”.
Na próxima quarta-feira, 20, Xi Jinping será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seguida ao encontro, os dois chefes de Estado darão uma declaração conjunta na residência presidencial.
De acordo com a apuração de Julia Duailibi, entre os dias 18 e 21, o complexo hoteleiro foi reservado pela embaixada da China no Brasil, totalizando quase 400 suítes. Durante esse tempo de estadia, os serviços serão feitos por funcionários do governo chinês.
Logo após, os antigos hóspedes do local terem que tirar todos seus pertences, foi feita uma varredura de segurança por pessoas de confiança do país da Ásia Oriental.