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Deputados de SP aprovam projeto que proíbe celulares nas escolas

12 nov 2024 - 17h09
(atualizado às 20h14)
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Nesta terça-feira (12), a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou por unanimidade o projeto de lei que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas. A medida vale para educação básica, ou seja do ensino infantil ao ensino médio, e segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

ALESP aprovou por unanimidade projeto que proíbe uso de celulares nas escolas
ALESP aprovou por unanimidade projeto que proíbe uso de celulares nas escolas
Foto: Canva / Perfil Brasil

Diante dos sinais do político, São Paulo deve se tornar o primeiro estado do Brasil a proibir os dispositivos nas instituições de ensino. A medida passa a valer 30 dias depois da sanção - neste caso, bem no início do novo ciclo escolar.

A regulamentação define que as secretarias de educação locais devem elaborar protocolos detalhados para o armazenamento seguro dos aparelhos durante o expediente escolar. Esse processo busca garantir que os alunos possam se concentrar nas atividades didáticas, enquanto mantém aberta a comunicação entre os pais e as instituições de ensino por outros meios.

Reação da população

Este movimento segue a tendência de pesquisas globais, que relacionam o uso excessivo de celulares a prejuízos diversos para a saúde mental e o desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. Estudos indicam que o uso indiscriminado desses dispositivos pode fomentar sintomas de ansiedade e depressão, além de impactar negativamente a capacidade de aprendizado.

Uma pesquisa conduzida pelo Datafolha revelou que a maioria da população brasileira se alinha favoravelmente à medida, com 62% dos entrevistados concordando com a proibição do uso de celulares por jovens em ambientes escolares. Entre os pais, esse apoio é ainda mais expressivo, reforçando a percepção de que a tecnologia pode apresentar mais desafios do que benefícios no contexto educacional.

Celulares banidos: quais serão os próximos passos?

A implementação do banimento constitui apenas o primeiro passo em um processo mais extenso de adaptação para escolas, alunos e famílias. As autoridades educacionais trabalham na criação de mecanismos para garantir que a transição ocorra de maneira fluida, minimizando inconveniências e maximizando benefícios. A criação de políticas claras para a guarda de aparelhos é essencial para que a medida não interfira nas rotinas diárias dos estudantes.

Enquanto São Paulo lidera essa iniciativa, a discussão sobre o uso de celulares nas salas de aula se intensifica em nível federal. Já existe uma proposta de lei em análise que busca estender essa proibição para o restante do país. Esse passo visa uniformizar a abordagem quanto ao uso de tecnologia móvel nas escolas, contando com apoio de múltiplos grupos políticos e educadores.

Perfil Brasil
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