Dia do Amigo: conheça origem da data
Comemoração é inspirada na chegada do homem à Lua; ideia veio de professor argentino e se popularizou no Brasil
Este sábado (20) marca o Dia do Amigo, data lembrada nacionalmente por todo Brasil. O intuito da celebração é homenagear a amizade e as pessoas que nos acompanham no dia a dia. Internacionalmente, o Dia da Amizade é celebrado em 30 de julho.
Qual a origem da data?
Tudo começou em Buenos Aires, na Argentina. O professor de filosofia e psicólogo Enrique Ernesto Febbraro sugeriu a escolha da data por conta da chegada do homem à Lua pela primeira vez em 20 de julho de 1969.
A homenagem é carregada de simbolismo - especialmente da força que a humanidade possui quando se une para superar desafios. Além disso, a lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que institui o Dia do Amigo no Rio de Janeiro, descreve a escolha da data pela possibilidade de fazer amigos em outra parte do universo.
Portanto, o Dia do Amigo teve sua primeira celebração em 1970. No final da década, foi oficializada pelo governo argentino. No decorrer dos anos 90, se tornou popular também no Brasil.
Brasileiro prioriza amizades
Uma pesquisa em homenagem ao Dia do Amigo, realizada neste ano pela plataforma de idiomas Preply, indica que os brasileiros preferem desabafar com amizades do que com seus respectivos parceiros românticos. Através de respostas de entrevistados espalhados pelo Brasil e Portugal, o levantamento consolidou alguns hábitos que nós temos em relação aos nossos vínculos mais próximos.
87% dos convidados afirmaram trocar mensagens com amigos diariamente ou algumas vezes por semana. Os principais temas são assuntos profissionais (55,6%), indicações de filmes, livros e séries (53,2%) e atualizações sobre a vida diária (50,6%). Apesar da importância das mensagens, pelo menos 42,4% dos entrevistados preferem encontros presenciais na hora de interagir com as amizades.
Amigo do trabalho
O estudo também revelou que o brasileiro faz mais novas amizades no ambiente profissional, contrariando o mito popular de que não é um bom local para conhecer pessoas. 53,4% dos entrevistados afirmaram que o local de trabalho é onde fazem mais amigos hoje em dia, seguido de eventos sociais (33,8%) e ambientes acadêmicos (31,6%).
Embora os espaços mencionados anteriormente desafiem a noção comum de que as amizades costumam se formar fora do ambiente de estudos ou trabalho, outros locais também são considerados ideais para aqueles que buscam novas amizades, como centros religiosos (28,6%), a internet (26,8%) e academias (22,4%). Portanto, aparentemente, existem muitas opções e oportunidades disponíveis para fazer um amigo.