Dia do Trabalho: será que vale a pena comemorar?
O primeiro de maio, data tão importante no calendário desde o massacre de 1886 em Chicago, será comemorado de modo mais tímido, em 2018. Segundo dados do IBGE, o desemprego no primeiro trimestre desse ano alcançou 13,1%. Hoje, 13,7 milhões de pessoas não tem o que comemorar no dia do trabalho.
Para imaginarmos o que significa esse número, temos de imaginar a cidade de São Paulo e Guarulhos inteira sem emprego. Se preferir, podemos imaginar toda a população da Bahia sem trabalho. Olhando assim, fica claro o tamanho do sofrimento que a população brasileira está passando.
O que é pior do que 13,1% de desempregados?
Quando olhamos para o perfil do desemprego, o número macro nos confunde. Ele mascara algo ainda pior: o desemprego entre as mulheres e os mais jovens. A taxa de desemprego das mulheres é 30% maior do que dos homens e, 40% dos jovens entre 14 a 17 anos estão sem emprego. De 18 a 24 anos, uma das épocas em que somos mais produtivos, há 25,3 % de desempregados. São jovens que por não terem uma qualificação, passam a viver as margens da sociedade.
Mas o que fazer?
Precisamos educar a população. Quanto menor a escolaridade, maior o desemprego. Agora, como educar uma população que não tem emprego e desse modo, não tem renda? Como quebrar o ciclo vicioso que tanto aflige os mais desfavorecidos?
A FM2S Treinamentos , uma empresa de Educação de Base Tecnológica, localizada no Parque Tecnológico da Unicamp, criou uma série de treinamento para possibilitar que esses jovens mostrem seu valor. A plataforma FM2S conta com mais de 11 certificações totalmente gratuitas, voltadas a turbinar a competitividade dos jovens no mercado de trabalho.
O programa de capacitação começa pelo White Belt , continua com cursos de Lean , continuando por muitos cursos e até finalizando no Processos Seletivos em que os sócios ensinam os candidato a se darem bem em processos seletivos.
Além da plataforma EAD, a FM2S criou um blog em que os candidatos podem aprender sobre diversos assuntos extremamente relevantes nas empresas e que por isso, são fundamentais para as pessoas em busca de emprego. Fluxograma é algo que todos perguntam na hora de contratar. É o básico quando o assunto é processo.
Outra dica importante, é para o candidato estudar sobre Gestão de Projetos . Um candidato que domine como mapear processos e definir escopo de projetos, terá muito mais chances de conseguir o tão sonhado emprego.
Assim, por estar claro que a educação é o caminho para bons empregos, a FM2S busca dar sua contribuição para conseguir melhorar esse cenário assustador. 13,7 milhões de pessoas que não podem contar consigo na hora de buscar seu sustento, não podem ficar à mercê apenas do governo. Além da FM2S, outras empresas precisam ajudar essa massa de desempregados que, se educados, irão ajudar a mudar o país.
Website: https://www.fm2s.com.br/