Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

DINO

Dia Mundial do Meio Ambiente: um alerta para a importância do saneamento básico

Ao todo, 34 milhões de brasileiros ainda vivem sem água tratada

6 jun 2017 - 20h57
Compartilhar
Exibir comentários

Dia 5 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente - momento para refletir sobre a situação do saneamento básico no Brasil e buscar soluções para reverter este cenário. Dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. "O saneamento básico é primordial para a conservação dos rios, córregos e lagos, uma vez que os mesmos são, invariavelmente, o destino do esgoto sem tratamento", afirma Fernando Pereira, gerente comercial da General Water, concessionária particular de água.

Foto: DINO

A falta de saneamento adequado traz não apenas problemas sociais ao país, mas também ambientais, financeiros e de saúde, já que é um fator importante na disseminação de doenças. O 'básico' do nome não está ali à toa, é a estrutura mais elementar para a população e seu avanço está muito abaixo do esperado no país.

Por isso, a questão da melhora dos índices e da própria universalização se torna tão urgente na pauta do país. Empresas como a General Water pensam em estratégias e tecnologias para promover sustentabilidade hídrica no dia a dia. Até por isso, há hoje uma discussão sobre uma maior participação da iniciativa privada na gestão do saneamento básico no Brasil. Segundo Fernando Pereira, esta é uma chance de melhorar e universalizar os serviços. "Dentre os principais benefícios da participação da iniciativa privada está uma maior capacidade de investimento e uma maior profissionalização do setor, sem tanta ingerência política", diz.

A política de saneamento requer um ciclo longo de investimentos. De acordo com Pereira, com a entrada de grupos brasileiros e multinacionais, o fluxo de investimentos seria muito acelerado. "O poder público não dispõe de recursos para universalizar o saneamento na velocidade que seria necessário. Para se ter uma ideia, apesar de serem responsáveis pelo saneamento em apenas 5% das cidades brasileiras, as empresas privadas fizeram cerca de 20% do total de investimentos em saneamento em 2015 (R$ 2,5 bi)", destaca.

Cases de sucesso

Muitas empresas lançam mão da gestão privada para funcionarem. Ou seja, a iniciativa privada supre as lacunas deixadas pelo poder público. Algumas empresas atendidas pela General Water são bons exemplos.

Cantareira Norte Shopping

O Cantareira Norte Shopping possui um projeto moderno e sustentável e está localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo. Uma vez que a concessionária pública não dispõe de sistema de tratamento para os esgotos coletados na região, uma das condições para que o Shopping pudesse ser inaugurado foi a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgotos no próprio empreendimento.

O sistema de tratamento foi totalmente projetado e licenciado pela General Water, que também assumiu todos os custos de implantação e é responsável pela operação do mesmo durante toda a vigência do contrato. Com isso, desde a inauguração do Cantareira Norte Shopping, a GW realiza a gestão integrada dos recursos hídricos do empreendimento, operando três diferentes sistemas: tratamento de esgoto e produção de água de reúso, aproveitamento de águas pluviais e abastecimento de água potável.

Ed. Evolution Corporate

O Edifício Evolution Corporate é um dos maiores empreendimentos comerciais de Alphaville e abriga os escritórios de algumas das principais empresas multinacionais de serviços atuantes no Brasil. Detentor do selo LEED, concedido pelo Greenbuilding Council do Brasil, o empreendimento conta com uma série de ações de sustentabilidade, entre elas um sistema de tratamento de esgoto doméstico e produção de água de reúso, implantado pela General Water com a mais moderna tecnologia disponível no Mundo.

Operante desde a inauguração do Edifício, em 2014, o sistema da General Water capta e trata 100% do esgoto gerado no empreendimento e produz água de reúso de altíssima qualidade, destinada à irrigação, aos vasos sanitários e às torres de resfriamento. Apesar de contar com rede de coleta da concessionária, os esgotos coletados não são enviados para tratamento, mas descartados in natura no Rio Tietê. O Evolution Corporate, por meio do sistema da General Water, preenche essa lacuna de infraestrutura e trata 100% do esgoto gerado no empreendimento, evitando que o mesmo seja lançado, sem tratamento, no já maltratado Rio Tietê.

Sobre a General Water

Empresa fundada em 2000 para suprir uma carência intrínseca na região metropolitana de São Paulo: a escassez de recursos hídricos. A filosofia da General Water é proporcionar aos grandes consumidores de água a oportunidade de contar com seu próprio sistema de abastecimento, tratamento de esgoto ou reuso de água, implantado e operado por uma empresa especializada no desenvolvimento e operação de soluções customizadas de saneamento. Ainda dentro da sua filosofia de trabalho, a General Water é responsável por todos os custos, riscos e responsabilidade durante todas as fases do contrato. Cabe aos clientes apenas arcar com a água/efluente produzida nos sistemas. Informações: www.generalwater.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade