Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dica Té & Tea: aprenda com Yuri Hayashi, especialista em chás, a utilizar o chá verde em receitas

Aprenda com a especialista em chás Yuri Hayashi como usar o chá verde na culinária.

2 mar 2018 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários

Incremente suas receitas com os chás da Té & Tea

Foto: DINO

O chá verde, feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis, tem esse nome porque as folhas da planta sofrem pouca oxidação durante o processamento. Sua preparação difere-se um pouco dos chás tradicionais já que a água não deve estar fervendo, pois, do contrário, as folhas acabam sendo cozidas, proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão, na maioria dos casos, também não deve ser maior que 3 minutos.

Segundo Yuri Hayashi, especialista em chás e autora do blog Chá Arte Vida!, quando tomamos essa bebida, recebemos cargas de cafeína e L-teanina, que nos proporcionam a sensação de estar despertos para realizar nossas tarefas diárias. Além disso, esse tipo de chá nos abastece com antioxidantes, que são importantes para obtermos diversos benefícios à saúde e auxiliam o combate de doenças.

Para aproveitar os benefícios dessa bebida milenar, além de consumi-la em sua forma natural, é possível utilizá-la em diversas receitas no dia a dia e surpreender os mais exigentes paladares. Para Yuri Hayashi, a cada dia que passa é mais comum encontramos alimentos que utilizam chás como base ou como sabor complementar: "O chá tem realmente um grande potencial para ser utilizado como ingrediente na cozinha".

Chá como ingrediente

Yuri desenvolveu duas sugestões para incorporar o chá de forma que seus aromas e sabores sejam sentidos na sua apresentação final:

1. Infusão concentrada do chá em líquidos utilizados na receita - se a receita pede em algum momento leite ou água, simplesmente faça uma infusão concentrada (duas a três vezes maior do que o normal para a quantidade de líquido) do chá. No caso de sucos, você pode tentar substituir por água e fazer a infusão.

2. Infusão concentrada do chá em manteiga - se a receita utiliza manteiga, derreta-a até chegar em 90º C e deixe o chá de molho por pelo menos 30 minutos. Depois é só peneirar, espremendo bem as folhas para que saia todo o líquido. Você pode utilizar a manteiga em estado líquido ou voltar à geladeira (a manteiga solidifica).

"Em casos de chás encontrados na versão em pó (como o matcha, rooibos, etc.), fica mais fácil. Basta acrescentar o pó na sua receita, ajustando-a se necessário. E, independentemente, do seu formato, lembre-se de escolher um chá com personalidade, para que ele sobreviva ao processamento todo", recomenda Yuri, que ensinou o passo a passo em seu blog. Confira! (http://chaarteevida.blogspot.com.br/2014/10/utilizando-cha-como-ingrediente.html)

Escolha seu chá verde na loja virtual da Té & Tea.

O próximo passo para aplicar os ensinamentos de Yuri em suas receitas é escolher o seu novo ingrediente: o chá verde. Temos oito tipos de chá verde (http://www.teandtea.com.br/chas-e-infusoes/cha-verde?PS=25) na loja virtual da Té & Tea. Escolha o seu:

Chá verde - Yamamotoyama

Conserva integralmente os componentes ativos da planta, por se tratar de folhas tenras e brotos imediatamente industrializados depois de colhidos.

Sencha - Yamamotoyama

É o tipo de chá mais consumido no Japão, sendo considerado o sinônimo de chá verde.

Chá verde torrado caixa - Yamamotoyama

O chá verde da Yamamotoyama é produzido seguindo o método japonês, no qual as folhas são cozidas a vapor após a sua colheita, conservando o sabor natural e impedindo a oxidação, o que garante as propriedades do autêntico chá verde, o seu aroma e a cor vívida. O melhor desse chá é que ele tem a torra após o processamento.

Bancha - Yamamotoyama

Esse chá é preparado pelo mesmo método do sencha. Porém, em vez de brotos e folhas tenras, utiliza principalmente folhas um pouco mais desenvolvidas.

Guenmaicha - Yamamotoyama

É uma mistura de sencha, bancha e arroz torrado. O aroma do arroz torrado e o sabor do chá se harmonizam perfeitamente, permitindo apreciar um aroma um pouco diferente de bancha ou de sencha.

Chá verde - Amaya

Chá verde plantado e produzido especialmente no Brasil, no Vale do Ribeira, pela família Amaya que possui mais de 80 anos de tradição e tem como missão criar chás únicos em aroma e sabor.

Chá verde torrado - Yamamotoyama

É o bancha passado pela máquina de torrefação depois de pronto. Sua característica é um delicioso aroma próprio da torrefação, e a cor da bebida é o castanho-claro.

Chá verde orgânico - Yamamotoyama

O chá verde da Yamamotoyama é produzido seguindo o método japonês, no qual as folhas são cozidas a vapor após a sua colheita, conservando o sabor natural e impedindo a oxidação, o que garante as propriedades do autêntico chá verde, o seu aroma e a cor vívida.

Receitas da Yuri com chá verde.

A expert em chás Yuri Hayashi, autora do blog Chá Arte Vida!, sempre inova publicando inúmeras receitas práticas e deliciosas, utilizando como ingrediente o chá verde.

Uma dica é o bolo com o chá verde em pó da Amaya Chás (vendido na loja virtual da Té & Tea), para ser usado no dia a dia, de forma bem prática. Para conferir a receita completa, clique aqui! (http://chaarteevida.blogspot.com.br/2016/01/receita-bolo-de-cha-verde-facil.html)

Bolo feito com chá verde. Foto: Yuri Hayashi

Outras receitas de Yuri feitas com chá verde:

- Manteiga com chá verde: (http://chaarteevida.blogspot.com.br/2015/11/receita-manteiga-com-cha-verde-em-po-da.html)

- Bolo de iogurte versátil: (http://chaarteevida.blogspot.com.br/2013/03/receita-bolo-de-iogurte-versatil.html)

Você encontra todos os chás citados nesta matéria na loja da Té & Tea: www.teandtea.com.br

Website: http://www.teandtea.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade