10 fatos históricos que podem cair nos vestibulares de 2017
Acontecimentos históricos têm potencial pra inspirar questões de processos seletivos
O ano de 2017 será repleto de datas históricas importantes. De acordo com o professor de história do Curso Positivo, Daniel Medeiros, "os acontecimentos que fazem 'aniversário' em 2017 têm potencial para inspirar questões não só de história, mas também nas disciplinas de literatura, geografia e até física nos vestibulares". Confira:
1. 500 anos da Reforma Protestante
A Reforma Protestante foi um movimento de cunho religioso que ocorreu em 1517, com a publicação das 95 teses de Martinho Lutero. O ato marcava a insatisfação com posicionamentos da Igreja Católica, principalmente a venda de indulgências. A Reforma teve apoio da burguesia, que era mal vista pela Igreja. As principais características do protestantismo foram a crença exclusiva na Bíblia e a condenação do culto à imagens. Esse fato pode ser cobrado em perguntas específicas na disciplina de história, abordando motivações políticas e econômicas, bem como seu viés filosófico, com ênfase no renascentismo.
2. 200 anos da Revolução Pernambucana
A Revolução Pernambucana aconteceu em 1817 e foi um movimento social de caráter emancipacionista ocorrido no estado de Pernambuco, no período colonial brasileiro. As principais motivações da revolta foram a crise econômica, agravada pelos altos impostos cobrados pela família real portuguesa, e os ideais iluministas que estimulavam a população a procurar "liberdade, igualdade e fraternidade". O objetivo fundamental era a independência do Brasil em relação a Portugal. Essa revolução pode fazer parte de questões relacionadas à história brasileira.
3. 100 anos da Revolução Russa
A Revolução Russa foi uma série de fatores políticos, com movimentos contra a monarquia czarista, que teve início em fevereiro de 1917 e resultou na queda do czar e tomada do poder pelos soviéticos. Foi dividida em dois momentos: A Revolução de Fevereiro, quando foi instaurado o governo provisório de Kerensky, e a Revolução de Outubro, quando o partido bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, estabeleceu o socialismo na Rússia e formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que durou até 1991. O movimento pode ser cobrado em perguntas específicas na disciplina de história, abordando as motivações políticas; os países participantes da URSS podem ser mencionados em Geografia; e o assunto também pode ser utilizado como tema de redação.
4. 80 anos do Estado Novo
Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas decretou o Estado Novo no Brasil - golpe de Estado que estabeleceu um sistema de governo ditatorial, com a justificativa da iminência de um golpe comunista. Getúlio, com o apoio das Forças Armadas, tomou todo o poder governamental para si e impôs uma nova constituição, baseada em premissas fascistas. O Estado Novo teve fim em 1945, com a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial e deposição de Vargas pelos militares. Informações sobre o Estado Novo podem ser cobradas em perguntas específicas na disciplina de história, abordando o contexto histórico e motivações políticas do acontecimento; e também como tema de redação.
5. 70 anos do início da Guerra Fria
A Guerra Fria foi um período disputa de poder entre os EUA e a URSS. Foi nomeada "fria" porque não houve conflitos reais, pelo medo das consequências de uma guerra nuclear, uma vez que os dois lados possuíam bombas atômicas. O início foi marcado pelo discurso em que o presidente americano Harry S. Truman, no dia 12 de março de 1947, afirmou que os países capitalistas deveriam se defender da ameaça socialista. O período de tensão foi essencial para o desenvolvimento tecnológico e armamentista, além da corrida espacial, que será comentada no próximo fato. A Guerra Fria é amplamente abordada em provas de vestibulares e pode estar presente nas provas de história, geografia e física.
6. 60 anos da corrida espacial com o Sputnik
Em 1957, a União Soviética colocou em órbita o primeiro satélite da Terra: o Sputnik. O lançamento do instrumento marcou o início da corrida espacial disputada entre EUA e URSS, que tentavam se superar durante a Guerra Fria. A disputa resultou em diversas novas informações sobre a órbita terrestre e culminou na criação da NASA e, mais adiante, na chegada do homem à lua. Esse fato pode ser abordado na disciplina de história e geografia, com ênfase nas camadas ou órbitas terrestres; e na disciplina de física, abordando temas como gravidade e vácuo.
7. 50 anos da Constituição do Regime Militar
Em 1967 foi instituída a sexta constituição do Brasil, elaborada pelos militares que estavam no poder. A carta com a constituição oficializou o Golpe Militar de 1964 e continha os chamados Atos Institucionais, que determinavam a concentração do poder no executivo, a extinção dos partidos políticos, entre outras coisas. A Constituição do Regime Militar esteve em vigor até 1988, quando foi instituída a Constituição Federal atual. O aniversário de 50 anos da Constituição do Regime Militar pode ser cobrada em perguntas específicas na disciplina de história; e ser discutido em questões específicas para o curso de Direito.
8. 30 anos do início da Perestroika de Gorbachev
A Perestroika foi uma reestruturação política e econômica, criada pela URSS, que tinha como objetivo a reorganização da sociedade soviética. Mikhail Gorbachev, então Secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da URSS, apresentou as propostas de mudanças em 1987, com a intenção de resolver a crise pela qual a União passava. Porém, o plano foi incapaz de conter a degradação do sistema soviético, culminando em seu fim, em 1991. O tema pode ser lembrado em questões relacionadas à disciplina de história.
9. 30 anos da morte de Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade foi um poeta e escritor brasileiro, participante do movimento modernista mineiro, porém, com características muito individuais. Drummond foi, por décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira. O autor morreu em 1987, com problemas cardíacos. Poemas do escritor caem com frequência em vestibulares, principalmente nas áreas de literatura.
10. 10 anos da renúncia de Renan Calheiros
Em 2007, o Renan Calheiros renunciou à cadeira de presidente do Senado Federal para escapar da cassação. Na ocasião, Renan era acusado de usar 'laranjas' para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. O tema pode ser lembrado principalmente pela atual situação política do país e por Renan Calheiros ser o atual presidente do Senado.